Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de junho de 0451.

É travada a Batalha dos Campos Cataláunicos entre o Império Romano e os hunos, comandados por Átila

Batalha dos Campos Cataláunicos

A Batalha dos Campos Cataláunicos foi travada a 20 de junho de 451 entre o Império Romano do Ocidente, os visigodos e os alanos, sob o comando de Flávio Aécio e de Teodorico I, por um lado e os hunos, comandados por Átila, o Huno. Esta batalha foi a última grande campanha militar do Império Romano do Ocidente e o culminar da carreira de Aécio.


Rotas gerais tomadas pelas forças de Átila quando invadiram a Gália, mostrando também as cidades mais importantes que foram saqueadas ou ameaçadas pelos hunos e seus aliados.

Consequências e relevância da batalha

Átila viu-se obrigado a retirar para além do Reno, muito embora esta batalha não tenha posto fim às suas incursões na Europa. Gibbon caracteriza a batalha como sendo "a última vitória em nome do Império Romano do Ocidente."

Um último motivo para a reputação desta batalha é o fato desta ter sido a primeira depois da morte de Constantino onde um exército cristão se opôs a um inimigo pagão. Este facto era muito significativo para os contemporâneos da batalha, os quais referem repetidamente a importância das orações na batalha (v.g., a história de Gregório de Tours acerca das orações da mulher de Aécio terem salvo a vida deste na Historia Francorum 2.7).

Fonte: Wikipédia


Tags: huno, Átila, Flávio Aécio, batalha dos Campos Cataláunicos, São Leão I, Leão I






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 16.07

  • Dia de Nossa Senhora do Carmo
  • Dia do Anjo Ariel
  • Dia do Comerciante