Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de junho de 1970.

Na final da Copa do Mundo no México, o Brasil derrota a Itália por 4 a 1, conquistando o tricampeonato mundial

Pelé e o famoso soco no ar, no México em 1970.

A Copa do Mundo de 1970 foi a nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 31 de maio até 21 de junho. A competição, conquistada pelo Brasil, foi sediada no México, tendo partidas realizadas nas cidades de Guadalajara, León, Cidade do México, Puebla, Toluca. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 9 delas europeias (União Soviética, Bélgica, Itália, Suécia, Inglaterra, Romênia, Tchecoslováquia, Alemanha Ocidental e Bulgária), 5 americanas (México, El Salvador, Uruguai, Brasil e Peru), 1 asiática (Israel) e 1 africana (Marrocos).

As seleções de El Salvador, Israel, e Marrocos faziam sua primeira participação na competição. A edição teve uma grande goleada: México 4 x 0 El Salvador. A Copa contou com grandes jogadores, como Teofilo Cubillas , Mazurkiewicz, Sepp Maier, Gerd Müller, Uwe Seeler, Karl-Heinz Schnellinger, Franz Beckenbauer e Wolfgang Overath (Giacinto Facchetti), Roberto Rosato, Sandro Mazzola, Luigi Riva, Gianni Rivera e (Roberto Boninsegna][Gordon Banks), Bobby Moore, Geoff Hurst, Martin Peters e Bobby Charlton e Pelé, Jairzinho, Tostão, Rivellino, Gérson, Clodoaldo, Piazza e Carlos Alberto Torres do Brasil.

Nas semifinais desta Copa, ocorreu o chamado jogo do século, disputado entre as equipes da Alemanha Ocidental e da Itália. A partida permanecia 1 a 0 para a Itália até os 90 minutos, quando Karl-Heinz Schnellinger empatou a partida e levou a decisão para a prorrogação. Nessa prorrogação, ambas as seleções protagonizaram uma sucessão de viradas de placar até que a Itália firmou a vitória em 4 a 3. Esta partida é tida como a única em todas as Copas a ter 5 gols feitos na prorrogação.

Além destas equipes, uma das seleções favoritas era o Brasil que, embora tenha tido um retrospecto ruim em 1966, montou uma equipe repleta de estrelas, como Pelé, Jairzinho, Tostão, Rivellino, Gérson, Clodoaldo, Piazza e Carlos Alberto Torres. Nesta edição, o Brasil venceu todos os jogos das eliminatórias e da Copa. Esta equipe mostrou ser uma das mais eficientes de todos os tempos e foi considerada a melhor de todos os tempos.

A Final da Copa do Mundo FIFA de 1970 foi disputada pelo Brasil e pela Itália, em 21 de junho de 1970 no Estádio Azteca, no México, para determinar o vencedor da Copa do Mundo FIFA de 1970. Esta final ficou marcada como a primeira vez que dois ex-campeões mundiais se reuniram em uma final. A Itália já havia vencido a Copa do Mundo em 1934 e 1938, enquanto o Brasil ganhou em 1958 e 1962.


Seleções da Itália e do Brasil perfiladas para os hinos nacionais na final do Mundial em 1970.

O Brasil abriu o placar, com Pelé dando assistência a Rivelino aos 18 minutos de jogo. Roberto Boninsegna empatou para a Itália, após um erro da defesa brasileira. No segundo tempo, o poder de fogo e criatividade do Brasil foi demais para o lado italiano, que se agarrava ao seu sistema defensivo cauteloso. Foi então que Gérson acertou um poderoso tiro para o segundo gol, e depois deu assistência para o terceiro, com uma cobrança de falta certeira para Pelé, que passou para Jairzinho finalizar. Em seguida, Pelé com o seu excelente desempenho, chamou a defesa italiana para marcá-lo e passou ao capitão Carlos Alberto no flanco direito para o gol final. Este último gol do Brasil, após uma série de invertidas de jogo da esquerda para a direita, é considerado um dos gols mais bonitos da história das copas. Um total de 8 jogadores de linha do Brasil tocaram na bola até que o capitão Carlos Alberto martelou a bola no canto do gol italiano, após um passe perfeito de Pelé.

Antes da final, no México, o Brasil jogou as eliminatórias contra a Colômbia, Venezuela e Paraguai. O Brasil foi muito superior a todos os seus adversários, vencendo todos os 6 jogos, marcando 23 gols e sofrendo apenas 2. No último jogo da eliminatória o Brasil derrotou o Paraguai por 1 a 0 e teve o maior público oficial já registrado para um jogo de futebol, com 183.341 espectadores no Maracanã.


Pelé é carregado por torcedores após a conquista da Copa de 1970


Tostão comemora gol do Brasil na final contra a Itália, no Estádio Azteca


Carlos Alberto Torres, capitão da seleção brasileira de futebol, ergue a Taça Jules Rimet, conquistada em caráter definitivo pelo Brasil

Com o terceiro título, após 1958 e 1962, o Brasil tornou-se Seleção mais vezes campeã do mundo naquela época, superando Itália e Uruguai, que cada um tinha dois campeonatos. O Brasil também ganhou o direito de possuir definitivamente a Taça Jules Rimet. O técnico brasileiro Mário Zagallo foi o primeiro a se tornar campeão da Copa do Mundo como jogador (1958, 1962) e treinador, e Pelé encerrou sua carreira jogando em Copas do Mundo como o primeiro (e único até agora) campeão por três vezes.

Fonte: Wikipédia


Tags: Copa do Mundo de 1970, Copa do Mundo, futebol, Copa 1970, México






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.10

  • Dia de São Lucas
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Estivador
  • Dia do Médico
  • Dia do Pintor
  • Dia do Securitário