Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de maio de 1973.

Lançamento do laboratório espacial Skylab


Skylab designa a estação espacial americana que foi lançada ao espaço em 14 de maio de 1973, a uma altitude de 435 km, e reentrou na atmosfera, destruindo-se prematuramente, em 1979. O nome também designa a missão Skylab I, que colocou a estação em órbita, e as três missões tripuladas, Skylab II, III e IV que foram lançadas para trabalhar na estação espacial e usavam a nave Apollo.

A “Skylab I” foi a primeira missão do programa espacial “Skylab” desenvolvido pela NASA. Foi lançada de Cabo Canaveral em 14 de Maio de 1973 em um foguete “Saturno V” não tripulado e tinha como objetivo principal colocar em órbita o laboratório/estação espacial Skylab.

Vibrações no lançamento do foguete causaram a separação do escudo protetor contra meteoritos, que acabou arrastando consigo um dos painéis solares da estação. O Skylab foi então manobrado para que o outro painel captasse o máximo de energia, mas isso provocou um super-aquecimento. Esses problemas só foram resolvidos muitos dias depois quando chegou à estação espacial a missão tripulada “Skylab II”.

A Skylab era composta de cinco partes: um telescópio (ATM); um adaptador para acoplagem múltipla (MDA); um módulo selado (AM); uma unidade de instrumentos (IU); e um espaço de trabalho orbital (OWS).

Tags: Skylab, laboratório, Apollo, Saturno, espaço, astronauta






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom