RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Morre em Beverly Hills, Billy Wilder, que se consagraria como um dos grandes cineastas do mundo, especializado na comédia

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de Março de 2002.

Morre em Beverly Hills, Billy Wilder, que se consagraria como um dos grandes cineastas do mundo, especializado na comédia

Billy Wilder

Billy Wilder (Sucha, 22 de junho de 1906 — Beverly Hills, 27 de março de 2002) foi um realizador de cinema norte-americano.

Sua carreira de roteirista, cineasta e produtor estendeu-se por mais de 50 anos em mais de 60 filmes. Ele é lembrado como um dos mais brilhantes cineastas de sua época em Hollywood e vários de seus filmes foram aclamados tanto pelo público quanto pela crítica.

Biografia

Nasceu Samuel Wilder na Galícia, na actual Polônia, filho de Max Wilder e Eugenia Dittler, ambos judeus. Originalmente pretendia tornar-se advogado, mas quando mudou-se para Viena abandonou a carreira, tornando-se jornalista. Mais tarde, com a experiência ganha, foi trabalhar num grande tabloide em Berlim, onde iniciou a sua carreira no cinema como roteirista, em 1929. Depois da ascensão de Hitler, em 1933, emigrou para França e, depois, para os Estados Unidos. Sua mãe e avós morreram em Auschwitz.

Apesar de não falar inglês quando chegou em Hollywood, aprendeu rápido o idioma e contou com a ajuda de Peter Lorre para ingressar na indústria cinematográfica estadunidense. Em parceria com Charles Brackett, escreveu clássicos como Ninotchka (1939) e Ball of Fire (1941). A partir de 1942, a dupla começou a fazer filmes, com Brackett produzindo e Wilder na direção. São dessa época clássicos como Double Indemnity (1944), Five Graves to Cairo (1943), The Lost Weekend (1945) (Oscar de melhor filme, direção e roteiro) e Sunset Boulevard (1950) (Oscar de melhor roteiro), após o qual, findou a parceria.

Seus filmes seguintes foram produzidos por ele mesmo, como Ace in the Hole (1951), e as comédias Some Like It Hot (1959) e The Apartment (1960), que lhe rendeu o Oscar de melhor filme e melhor direção. Aposentou-se em 1981.

Billy Wilder morreu de pneumonia em 27 de amrço de 2002, aos 95 anos de idade, após enfrentar problemas de saúde, incluindo câncer, em Beverly Hills, Los Angeles, e foi sepultado no Westwood Village Memorial Park Cemetery em Westwood, Los Angeles, Califórnia.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cinema, cineasta, Billy Wilder, Hollywood






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.08

  • Dia da Festa de Obaluaiê
  • Dia de São Jacinto
  • Dia do Anjo Mahasiah
  • Dia do Patrimônio Histórico