Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de maio de 2009.

Morre o dramaturgo Augusto Boal, fundador do “Teatro do Oprimido”


Augusto Pinto Boal (Rio de Janeiro, 16 de março de 1931 - Rio de Janeiro, 2 de Maio de 2009) foi diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do “Teatro do Oprimido”, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, notadamente nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política mas também nas áreas de educação, saúde mental e no sistema prisional.

Nas palavras de Boal: “O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores - porque atuam - e espectadores - porque observam. Somos todos espectatores.”

O dramaturgo era conhecido não só por sua participação no Teatro de Arena da cidade de São Paulo (1956 a 1970) mas, sobretudo, por suas teses do Teatro do oprimido, inspiradas nas propostas do educador Paulo Freire.

O Teatro do oprimido tem centros de difusão nos Estados Unidos, na França e no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, Santo André e Londrina.

Tags: Dramaturgia, dramaturgo, teatro






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.08

  • Dia da Festa de Oxumarê
  • Dia da Infância
  • Dia de São Bartolomeu
  • Dia do Anjo Hahahiah
  • Dia do Artista