Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de junho de 1985.

"Roque Santeiro", novela que havia sido censurada 10 anos antes, estréia na TV Globo, fazendo história como uma das novelas e programas de maior audiência da televisão brasileira

Lima Duarte como Sinhozinho Malta, Regina Duarte como a Viúva Porcina e José Wilker como Roque Santeiro

Roque Santeiro é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 21 horas, entre 24 de junho de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, em 209 capítulos, substituindo Corpo a Corpo e sendo substituída por Selva de Pedra.

Foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, com base no original do próprio Dias Gomes, a peça de teatro O Berço do Herói, e escrita com a colaboração de Marcílio Moraes e Joaquin Assis. Foi dirigida por Gonzaga Blota, Paulo Ubiratan, Marcos Paulo e Jayme Monjardim, com a direção geral de Paulo Ubiratan e gerência de produção de Carlos Henrique de Cerqueira Leite.

Contou com José Wilker como protagonista título. Ainda contou com Regina Duarte, Yoná Magalhães, Ary Fontoura, Eloísa Mafalda, Ilva Niño, Armando Bógus, Lucinha Lins, Paulo Gracindo, Cássia Kis Magro, Cláudio Cavalcanti, Lídia Brondi, Fábio Júnior e Lima Duarte nos papéis principais.

Foi reexibida pela Sessão Aventura de 1º de julho de 1991 a 3 de janeiro de 1992, às 17h, em 135 capítulos.

Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 11 de dezembro de 2000 a 29 de junho de 2001, substituindo A Próxima Vítima e sendo substituída pelo programa Você Decide, em 145 capítulos.

Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 18 de julho de 2011 a 4 de maio de 2012, substituindo Vale Tudo e sendo substituída por Que Rei Sou Eu?, à 00h15.

Em 2012, foi eleita pelo Portal Terra uma das cinquenta melhores novelas de todos os tempos.

Dias Gomes criou Roque Santeiro baseado em uma peça de teatro, de sua autoria, chamada O berço do herói, que havia sido censurada e proibida. A novela seria exibida em 1975 pela Rede Globo e já tinha vários capítulos gravados e chamadas anunciavam sua estréia. Porém, no dia de sua estréia, a Rede Globo recebeu ofício do governo federal censurando a novela. A emissora então colocou no ar uma reprise da novela Selva de Pedra, de Janete Clair, enquanto outra era escrita - Pecado Capital -, da mesma autora. O motivo da censura foi uma escuta telefônica do governo, onde foi gravada uma conversa de Dias Gomes em que ele afirmava que Roque Santeiro era apenas uma forma de enganar os militares, adaptando O Berço do Herói para a televisão, com ligeiras modificações que fariam com que os militares não percebessem que se tratava da mesma obra.

Fonte: Wikipédia


Tags: Roque Santeiro, Globo, novela






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.06

  • Dia de São Romualdo
  • Dia do Anjo Leuviah
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Migrante
  • Dia do Vigilante