Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de Junho de 1945.

Assinada Carta das Nações Unidas na Conferência de San Francisco

Sede da ONU, em Nova York

No dia 26 de junho de 1945, no encerramento da Conferência de San Francisco, foi assinada por 50 países a Carta das Nações Unidas, fixando os estatutos da comunidade de nações.

A ideia de criar uma comunidade de países veio à tona ainda durante a Segunda Guerra Mundial e foi defendida pelo então presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, e pelo premiê inglês, Winston Churchill. O objetivo era uma aliança para garantir a paz, nos moldes da Liga das Nações, que fracassara após a Primeira Guerra Mundial.

O nome "Nações Unidas", concebido pelo presidente Roosevelt, foi empregado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, em 1º de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra. Na ocasião, os representantes de 26 países estabeleceram um compromisso, em nome de seus governos, de prosseguir em conjunto a luta contra os países do Pacto Anticomintern (as "potências do Eixo", Alemanha, Japão e Itália).

A Carta das Nações Unidas foi redigida pelos representantes de 50 governos, reunidos em San Francisco, nos EUA, entre 25 de abril e 26 de junho de 1945, na Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. Os delegados basearam seus trabalhos nas propostas formuladas pelos representantes da China, Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, em Dumbarton Oaks, entre agosto e outubro de 1944.

Sudão do Sul é o membro mais recente

A carta foi assinada a 26 de junho de 1945 pelos representantes de 50 países, entre eles o Brasil. A Polônia, ausente na ocasião, o fez mais tarde. Oficialmente, o Dia das Nações Unidas é comemorado a 24 de outubro. Nesta data, em 1945, a Carta entrou oficialmente em vigor, junto com o Estatuto da Corte Internacional de Justiça.

A China, Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética obtiveram uma representação permanente e o direito de veto no Conselho de Segurança. A ONU é uma organização intergovernamental, com sede em Nova York, EUA.

Dos 192 países que existem no mundo, apenas dois não participam da Organização, Vaticano e Formosa. O membro de número 190 é a Suíça, filiada em março de 2002.

Depois da independência do Sudão, declarada em 9 de julho de 2011, o Sudão do Sul foi aceito como membro da ONU em 14 de julho do mesmo ano.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: ONU, Nações Unidas, Conferência de San Francisco, Carta das Nações Unidas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.02

  • Criação do Correio Aéreo Nacional (1931)
  • Dia de Santo Eleutério
  • Dia Mundial da Justiça Social