Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de Junho de 1997.

O primeiro livro da série “Harry Potter e a Pedra Filosofal” da escritora J. K. Rowling é publicado

Primeira capa da edição britânica de Harry Potter and the Philosopher's Stone - Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal (no original em inglês Harry Potter and the Philosopher's Stone) é o primeiro livro dos sete volumes da série de fantasia Harry Potter, tanto em termos cronológicos como em ordem de publicação, da autora inglesa J. K. Rowling. Foi primeiramente publicado no Reino Unido pela editora londrina Bloomsbury em 26 de junho de 1997, seguido de uma distribuição nos Estados Unidos no ano seguinte em 1º de setembro de 1998 pela Scholastic, e tem sido comercializado em vários outros países e traduzido para mais de 65 idiomas.

O livro conta a história de Harry Potter, um garoto órfão criado por seus tios que descobre em seu aniversário de onze anos que é um bruxo. No romance, são narrados os seus primeiros passos na comunidade mágica, a ingressão na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e o início da amizade com Rony Weasley e Hermione Granger, que o ajudam a enfrentar Lorde Voldemort, quem, anos antes, havia matado os pais de Harry e agora procurava um objeto lendário, conhecido como a pedra filosofal.

 

Harry Potter e a Pedra Filosofal ganhou vários prêmios literários no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em agosto de 1999, entrou na lista de best-sellers de ficção do The New York Times, permanecendo lá até fevereiro de 2000. Junto com os outros títulos da série Harry Potter, este volume foi criticado por grupos religiosos, sendo proibido em alguns países devido a acusações de promover a bruxaria. No entanto, alguns críticos cristãos defendem que o livro exemplifica importantes conceitos valorizados pela doutrina cristã, como o poder de autossacrifício e o modo que as decisões de cada um formam suas personalidades.

Há várias adaptações do livro, incluindo audiobooks, jogos eletrônicos e um filme lançado em 2001, dirigido por Chris Columbus. Este se tornou um dos mais bem sucedidos filmes da história do cinema, arrecadando mais de 900 milhões de dólares ao redor do mundo.

Recepção no Brasil

O livro, no Brasil, foi lançado pela Editora Rocco em 1º de janeiro de 2000. Fora publicado como Harry Potter e a Pedra Filosofal, igualmente em Portugal. A Pedra Filosofal recebeu uma avaliação de 4.5 de 5 por 87.744 avaliações no Skoob.

Pedro Bandeira fez um comentário positivo do livro para a revista Veja: "O livro merece o sucesso mundial que obteve. Não será diferente no Brasil. Nós, autores brasileiros de literatura para jovens, devemos dar a mão à palmatória: a senhora Rowling conhece o caminho das pedras." Frini Georgakopoulos, do Almanaque Virtual, disse que "a narrativa tem ótimo ritmo e detalhes o suficiente para enriquecer a história, mas não para deixá-la arrastada". O The Acrobat comentou que, por ser um livro pequeno, "impressiona a maneira rápida como J.K. Rowling conduz os acontecimentos, fazendo com que a leitura, além de divertida, seja bem leve".

Fonte: Wikipédia


Tags: Livro, bruxo, bruxaria, literatura, Harry Potter, Hogwarts, Harry Potter e a Pedra Filosofal






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.05

  • Dia de Santo André Bóbola
  • Dia de Santo Hospício
  • Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO)
  • Dia Nacional da Cachaça
  • Dia Nacional da Linguagem