Últimas notícias

Hoje na história

RSS
30 de junho de 1999.

EUA libera arquivos sobre o regime Pinochet


Antigos documentos secretos divulgados em 30 de junho de 1999 revelam que a CIA estava informada sobre uma repressão generalizada promovida pelo regime militar no Chile poucos dias depois do golpe de 1973, liderado pelo general Augusto Pinochet. A eleição de Salvador Allende, derrubado por Pinochet e seus oficiais, causava preocupação ao governo Richard Nixon, que temia que o Chile poderia tornar-se um bastião comunista na América do Sul. Allende era um marxista, escolhido para governar o Chile em eleições democráticas.

Mesmo com o apoio da administração Nixon ao golpe, os arquivos indicam que a CIA estava oferecendo relatos diretos de uma repressão do regime direitista contra a oposição esquerdista. No entanto, em documentos posteriores, a CIA afirmou que alguns relatos de abusos de direitos humanos eram exagerados.

O espírito que prevalece entre os militares chilenos é usar a atual oportunidade para eliminar todos os vestígios de comunismo no Chile, para sempre. Severa repressão está sendo planejada, relatou a CIA dez dias após o golpe de 11 de setembro. Quase todos os documentos tornados públicos datam de 1973 a 1978, o período das mais flagrantes violações dos direitos humanos no Chile. O material inclui cerca de 5 mil documentos do Departamento de Estado, 490 da CIA, 220 dos Arquivos Nacionais, 100 do FBI e 60 do Departamento de Defesa.

Tags: ditadura, Chile, Cia, Pinochet






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.07

  • Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista
  • Dia de Santa Paulina
  • Dia do Anjo Rehael
  • Dia do Protético