Últimas notícias

Hoje na história

RSS
04 de julho de 1187.

Saladino derrota os cruzados comandados por Guy de Lusignan na Batalha de Hattin

Saladino e Guy de Lusignan após a Batalha de Hattin (01187).

A Batalha de Hattin aconteceu no dia 04 de julho de 1187, entre o Reino Cruzado de Jerusalém e as forças do sultão An-Nasir Salah ad-Din Yusuf ibn Ayyub, conhecido no Ocidente como Saladino. É também conhecida como a Batalha dos Chifres de Hattin, em função da proximidade a um vulcão já extinto.


Gravura da Batalha de Hattin de um manuscrito do século XV.

Os exércitos muçulmanos sob comando de Saladino capturaram ou mataram a grande maioria das forças dos cruzados. Como resultado direto da batalha, os muçulmanos, mais uma vez, tornaram-se o poder militar dominante na Terra Santa, reconquistaram Jerusalém e várias outras cidades que eram controladas pelos cruzados.


Movimento das tropas na batalha: (Reino Cruzado de Jerusalém em preto e muçulmano em verde).

Estas derrotas cristãs levaram a Terceira Cruzada, a Cruzada dos Reis, que começou dois anos após a Batalha de Hattin. Essa cruzada foi assim denominada pela participação dos três principais soberanos europeus da época: Filipe Augusto (França), Frederico Barbaruiva (Sacro Império Romano Germânico) e Ricardo Coração de Leão (Inglaterra), constituindo a maior força cruzada já agrupada desde 1095. A novidade dessa cruzada foi a participação dos Cavaleiros Teutônicos.


Saladino aceitando a rendição de Guy de Lusignan após a Batalha de Hattin (1187).

Localização

A batalha ocorreu perto de Tiberíades, cidade ao norte da atual Israel. O campo de batalha, perto da cidade de Hittin, teve como característica geográfica principal uma dupla colina (a "Chifres de Hattin") ao lado de uma passagem através das montanhas do norte entre Tiberíades e da estrada do Acre para o leste. A estrada Darb al-Hawarnah, construída pelos romanos, serviu como a principal passagem leste-oeste entre os bancos de areia do Rio Jordão, o Mar da Galileia e a costa do Mar Mediterrâneo.


Chifres de Hattin, em 2005, vista a partir do leste.

Fonte: Wikipédia


Tags: cruzada, Salatino, Batalha de Hattin






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão