RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Kim Il-Sung - Ditador comunista da Coreia do Norte desde 1948, morre de um ataque cardíaco, aos 82 anos

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de Julho de 1994.

Kim Il-Sung - Ditador comunista da Coreia do Norte desde 1948, morre de um ataque cardíaco, aos 82 anos

Kim Il-sung, Presidente Eterno da Coreia do Norte

Kim Il-sung (em coreano: 김일성; em hanja: 金日成) (Mangyŏngdae, atual Pyongyang, 15 de abril de 1912 — Pyongyang, 8 de julho de 1994) foi o líder da Coreia do Norte desde a fundação do país em 1948 até à data da sua morte. Sucedeu-lhe como líder o seu filho, Kim Jong-il.

Exerceu o cargo de primeiro-ministro de 9 de setembro de 1948 a 28 de dezembro de 1972 e de presidente de 28 de dezembro de 1972 até à sua morte em 8 de julho de 1994. Foi também o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em que era o comandante autocrático.

Como líder da Coreia do Norte, partiu de uma ideologia marxista-leninista até formular a Ideologia Juche baseada no culto à personalidade. Conhecido como Grande Líder, Kim Il-sung é oficialmente (segundo a Constituição do país) o Presidente Eterno da Coreia do Norte, sendo feriados no país as datas do seu nascimento e morte.


Uma estátua de Kim Il-sung (a esquerda) e do seu filho, Kim Jong-il (a direita).

Fonte: Wikipédia


Tags: Coreia, Coreia do Norte, Kim Il-sung, Kim Jong-il, comunismo, ditadura, culto À personalidade, Juche, kimilsunismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.08

  • Dia de São Estevão
  • Dia de São Roque
  • Dia do Anjo Elemiah
  • Dia do Filósofo