Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de janeiro de 1297.

Os Grimaldi, uma família de exilados de origem genovesa, colocou a primeira pedra da praça fortificada (hoje o palácio principesco), atual Mônaco

Panorama do Principado de Monaco

O Principado de Mônaco (em francês: Principauté de Monaco AFI[pʁɛ̃sipote də monako]; em dialeto monegasco: Principatu de Múnegu) é uma cidade-estado soberana, e, portanto, um microestado, situado no sul da França. Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, teve sua criação a 8 de janeiro de 1297 pela Casa de Grimaldi - até hoje sua soberana -, fica a menos de 20 quilômetros a leste da cidade de Nice e 20 quilômetros a oeste da cidade de Ventimiglia.

Possui aproximadamente uma área de 202 hectares (2,02 km²), sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano, com 44 hectares de área, e é o estado com a densidade populacional mais alta do mundo. Tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que o monarca é Sua Alteza Sereníssima, Alberto II, príncipe de Mônaco.

Mônaco é um dos seis microestados da Europa e um dos 24 do mundo. É governado há mais de sete séculos pela Casa de Grimaldi, sendo uma das 48 monarquias da atualidade. O país tem sua economia baseada no turismo, e é conhecido por seu circuito de Fórmula 1, o Grande Prêmio do Mônaco, o casino de Monte-Carlo e por ser a sede do World Music Awards. Outro atrativo de Mônaco é a fama de "paraíso fiscal", não estando os investidores sujeitos a impostos sobre renda. Por esses vários fatores, Mônaco tem um dos custos de vida mais altos do planeta.

A população de Monaco apresenta uma característica rara: seus habitantes nativos (os monegascos) são minoria em seu próprio país, perfazendo apenas 21,6% do total de habitantes. Os franceses são 28,4% e os italianos, 18,7%.

Fonte: Wikipédia


Tags: Mônaco, principado, Grimaldi






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.07

  • Dia da Amizade
  • Dia de Santa Paula
  • Dia do Amigo
  • Dia do Anjo Daniel