Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de janeiro de 1997.

O Mosaic, primeiro navegador da web é extinto

NCSA Mosaic 3.0 para Windows

O Mosaic é conhecido por muitos como o primeiro Navegador WWW e cliente Gopher e foi o primeiro navegador a rodar no Windows (além do UNIX), que abriu a web para o público em geral. Foi desenvolvido no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) a partir de 1992, lançado em 1993 e extinto em 27 de Janeiro de 1997.

Visão Geral

Navegadores foram "os aplicativos matadores dos anos 1990" porque eles eram os primeiros programas a disponibilizar uma interface gráfica multimedia à estrondosa abundância de serviços de informação distribuída na Internet (ainda que limitada a FTP, Usenet e Gopher) em uma época onde o acesso à internet estava se expandindo rapidamente, fora dos domínios das universidades e muitas instituições industriais.

Outros navegadores anteriores, de qualquer forma, não criaram o tipo de impacto que o Mosaic teve para o uso público da internet.

Histórico do Mosaic

NCSA Mosaic foi originalmente projetado e programado para o X Window System do Unix por Marc Andreessen e Eric Bina no NCSA. O financiamento para o desenvolvimento veio da High-Performance Computing and Communications Initiative (Iniciativa para Computação de Alta-Performance e Comunicações), um programa criado pelo High Performance Computing Act of 1991 (ou The Gore Bill, referindo-se a seu autor, o então senador Al Gore).

Microsoft Windows, uma adaptação para Acorn Archimedes foi lançada em maio de 1994.

Os termos de licenciamento para o Mosaic da NCSA eram generosos para um software proprietário. Para todos as versões, o uso não comercial era geralmente gratuito (com certas limitações). Em adição, a versão para X Window System proveu o código fonte (o código fonte para outras versões eram disponibilizadas depois que alguns acordos eram assinados). Apesar dos rumores persistentes que diziam o contrário, de qualquer forma o Mosaic nunca foi lançado como software de código aberto durante sua curta liderança como o maior browser, pois sempre havia obstáculos aos usos sem pagamento.

Marc Andreessen, o líder do time que desenvolveu o Mosaic, saiu da NCSA e, com Jim Clark, um dos fundadores da Silicon Graphics, Inc. (SGI) e outros quatro estudantes formados e nomeados da Universidade de Illinois, iniciaram o Mosaic Communications Corporation. Mosaic Communications finalmente se tornou a Netscape Communications Corporation, produzindo o Netscape Navigator.

Spyglass licenciou a tecnologia e marcas comerciais da NCSA para produzir seu próprio navegador web mas nunca usou nada do código fonte do Mosaic. Spyglass Mosaic foi depois licenciado pela Microsoft e modificado, e então renomeado para Internet Explorer. Se um usuário do Internet Explorer selecionar "Ajuda", na barra de menu, e depois "Sobre...", será exibida, dentre outras, uma citação ao Mosaic. Além do mais, um Guia de Usuário de 1995, The HTML Sourcebook: The Complete Guide to HTML (O Livro-Fonte do HTML: O Guia Completo para HTML), faz uma clara e específica referência, numa seção chamada Coming Attractions (Próximas Atrações), de que o Explorer "será baseado no programa Mosaic" (p. 331).

Fonte: Wikipédia


Tags: Navegador, browser, Explorer, Firefox, Netscape, Chrome, Opera






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.07

  • Dia de Proteção Florestal
  • Dia de Santo Enódio
  • Dia de São Bartolomeu
  • Dia do Anjo Asaliah