Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de Julho de 1922.

Johnny Weissmuller nada os 100 metros livres em 58.6 segundos quebrando o recorde mundial de natação e a “barreira do minuto”

Johnny Weissmüller, Tarzan

Em 9 de julho de 1922, o nadador norte-americano Johnny Weissmüller bate o recorde mundial dos 100 metros nado livre. Anos mais tarde ele ficaria conhecido pelo papel de Tarzan no cinema.

Johnny Weissmüller tornou-se célebre como o homem da floresta com o grito lendário. Nascido na hoje Romênia (em território que na época pertencia à Alemanha) em 1904, seus pais emigraram para os Estados Unidos quando ainda era bebê.

No dia 9 de julho de 1922, Weismüller mergulhou na piscina de Alameda, na Califórnia, para cumprir os 100 metros no sensacional tempo de 58,6s. Também nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, ele repetiu a façanha e levou três medalhas de ouro.

Imbatível como amador

Quatro anos depois, em Amsterdã, voltou a ganhar duas provas. Durante dez anos, até 1929, fim de sua carreira como amador, o nadador norte-americano foi imbatível no estilo nado livre em provas entre 50 jardas e meia milha. Ao todo, seu nome aparece 67 vezes na lista de recordes.

A partir de 1932, passou a ser conhecido como Tarzan. Com 1,95 metro de altura e 100 quilos de peso, Weissmüller não passou despercebido a um roteirista da MGM na piscina de um hotel em Hollywood.

Carreira no cinema

Ao lado de Maureen O'Sullivan, como Jane, iniciou a carreira cinematográfica. Para melhor comercializar o novo astro, a MGM pagou 10 mil dólares à esposa de Weissmüller para que se divorciassem. Um galã solteiro faria mais sucesso.

O famoso grito que o tornou célebre foi inspirado no jodel, tradicional canto tirolês. Sua figura é cercada por muitas histórias. Uma delas é que, em 1959, durante a Revolução Cubana, o ator e alguns amigos foram cercados por um grupo armado enquanto jogavam golfe. Graças ao seu famoso grito, foi reconhecido pelos rebeldes e escoltado para um local seguro.

A carreira de Weissmüller encerrou-se em 1955, depois da filmagem de 12 filmes como Tarzan e uma série de 16 capítulos como Jim das Selvas. Ele faleceu em 20 de janeiro de 1984, aos 79 anos, depois de vários casamentos fracassados, negócios malsucedidos e uma série de derrames cerebrais. Sua sepultura, em Acapulco, no México, traz somente a frase "Johnny Weissmüller, Tarzan".

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Natação, Tarzan, Johnny Weissmuller, recorde, 100 metros nado livre






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.02

  • Dia da Sedução
  • Dia de São Policarpo
  • Dia do Boticário
  • Dia do Rotariano (Rotary Club)
  • Dia do Surdo-mudo