Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de janeiro de 2009.

A Intramar, a rede de computadores da Marinha da França, foi infectada pelo vírus de computador "Conficker"


O “Conficker”, também conhecido como Downup, Downadup e Kido, é um vírus de computador que tem como objetivo afetar computadores dotados do sistema operacional Microsoft Windows, e que foi primeiramente detectado em 21 de novembro de 2008.

O vírus bloqueia o acesso a websites destinados à venda, protegidos com sistemas de segurança e, portanto, é possível a qualquer usuário de internet verificar se um computador está infectado ou não, simplesmente por meio do acesso a websites destinados a venda de produtos dotados de sistemas de segurança.

Acredita-se que o Conficker seja o vírus de computador que mais se espalhou pela internet desde o SQL Slammer, em 2003. A rápida disseminação inicial do vírus tem sido atribuído ao grande número de computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows (estimado em 30% em todo o mundo), que ainda necessitam aplicar as atualizações da Microsoft (patches) para a vulnerabilidade MS08-067.

Em janeiro de 2009, o número estimado de computadores infectados variou entre 9 e 15 milhões. O fornecedor de softwares antivírus, a Panda Security, disse que dos 2 milhões de computadores analisados pela ferramenta ActiveScan, apenas 115.000 (6%) estavam infectados pelo Conficker.

A Intramar, a rede de computadores da Marinha da França, foi infectada pelo Conficker em 15 de janeiro de 2009. A rede entrou em quarentena subsequentemente, forçando a permanência de aeronaves em várias bases aéreas militares, já que seus planos de voo não puderam ser carregados.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que alguns de seus maiores sistemas e computadores foram infectados pelo vírus, além de computadores NavyStar/N* em vários navios de guerra e submarinos da Marinha Real. Além disso, mais de 800 computadores dos hospitais da cidade de Sheffield, Inglaterra, foram infectados.

Em 2 de fevereiro de 2009, a Bundeswehr (Alemanha) relatou que cerca de 100 de seus computadores também tinham sido infectados. Um memorando do diretor britânico do ICT parlamentar informou aos usuários da Câmara dos Comuns do Reino Unido, em 24 de março de 2009, que o ICT tinha sido infectado pelo vírus. O memorando, que foi aberto ao público subsequentemente, pedia aos usuários para que evitassem conectar equipamentos desautorizados à rede.

Tags: Vírus, malware, praga, computador, Conficker






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.06

  • Dia da Imigração Japonesa
  • Dia de São Leôncio
  • Dia do Anjo Caliel
  • Dia do Químico