Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de julho de 1940.

Segunda Guerra Mundial: O regime de Vichy foi estabelecido na França

O marechal Philippe Pétain - Presidente da França de Vichy entre 11 de julho de 1940 e 20 de agosto de 1944.

A França de Vichy (em francês chamada hoje de Régime de Vichy ou Vichy; na época autointitulava-se de État Français) foi o Estado francês dos anos 1940-1944, o qual era um governo fantoche da influência nazista, opondo-se às Forças Livres Francesas, baseadas inicialmente em Londres e depois em Argel. Foi estabelecido após o país se ter rendido à Alemanha nazista em 1940, na Segunda Guerra Mundial. Recebe o seu nome da capital do governo, a cidade de Vichy, a sudeste de Paris, próximo de Clermont-Ferrand.

A Guerra Franco-Alemã

A França declarou a Guerra à Alemanha a 3 de setembro de 1939, no seguimento da invasão alemã da Polônia. Após os oito meses de "guerra de mentira", os alemães lançaram a sua ofensiva no ocidente a 10 de maio de 1940 e foram rapidamente bem sucedidos, ocupando Paris em meados de Junho desse mesmo ano.


Tropas alemãs desfilam embaixo do Arco do Triunfo em Paris, 14 de junho de 1940.

Os líderes franceses consideraram retirar-se para os territórios franceses no norte de África, mas o vice-primeiro-ministro Henri Philippe Pétain e o chefe de estado-maior general Maxime Weygand insistiram que o governo deveria manter-se em poder na França e procurar um armistício com a Alemanha.


Adolf Hitler em Paris.

Acordo de rendição

O primeiro-ministro Paul Reynaud demitiu-se após esta decisão e o presidente Albert Lebrun nomeou Philippe Pétain, então com 84 anos de idade, para o substituir a 16 de junho de 1940. Pétain iniciou as negociações e em 22 de junho seguinte assinou o acordo de rendição com a Alemanha.


Encontro entre Pétain e Hitler em 24 de outubro de 1940.

A principal disposição do acordo foi a divisão da França em duas zonas - ocupada e não ocupada. A Alemanha controlaria a parte norte e ocidental da França e toda a costa atlântica. Os restantes dois quintos do país seriam administrados pelo governo francês, com capital em Vichy, liderado por Pétain. Para além disso, todos os judeus na França seriam entregues à Alemanha. O exército francês seria reduzido a apenas 100.000 homens e os prisioneiros de guerra permaneceriam em cativeiro. Os franceses tinham de pagar os custos de ocupação às tropas alemãs e evitar que os franceses deixassem o país.


França durante a Segunda Guerra Mundial.

Na sequência deste tratado, o Reino Unido e a França de Vichy cortaram as relações diplomáticas em 5 de julho de 1940.

A Terceira República Francesa foi extinta por votação pela Assembleia Nacional Francesa em 10 de julho de 1940. O regime de Vichy foi estabelecido no dia seguinte, tendo Pétain como seu chefe de Estado. A Pétain foi concedido o poder de reescrever a Constituição Francesa, mas ele não o fez. Em vez disso, insistiu em promulgar três decretos constitucionais que suspendiam a Constituição da Terceira República Francesa de 1875, transferindo ao mesmo tempo todos os poderes para si.

Governo de Pétain

Pétain designou Pierre Laval como seu Vice-Presidente e sucessor designado em 12 de julho. Pétain permaneceu na posição de Presidente até 20 de agosto de 1944. Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade), o lema nacional, foi substituído por Travail, Famille, Patrie (Trabalho, Família, Pátria). Um de seus primeiros-ministros foi François Darlan.

O ex-primeiro-ministro Paul Reynaud foi preso em setembro de 1940 pelo governo de Vichy e sentenciado à prisão perpétua em 1941.

Joseph Darnand foi nomeado chefe da milícia (Vichy Milice), a polícia em tempo de guerra. Era um oficial da SS e tinha jurado lealdade a Hitler. A milícia era responsável pela supressão da resistência francesa e dos Maquis e ainda por promulgar as leis raciais alemãs.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Vichy, Pétain, nazismo, Rgime de Vichy , França de Vichy






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.10

  • Dia de Santa Iria
  • Dia do Anjo Rochel
  • Dia do Arquivista
  • Dia do Poeta
  • Dia Internacional do Chef de Cozinha
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia Mundial e Nacional da Osteoporose