RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Um violento terremoto registrando 8,8 pontos na escala de Richter atinge a região central do Chile vitimando centenas de pessoas

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de Fevereiro de 2010.

Um violento terremoto registrando 8,8 pontos na escala de Richter atinge a região central do Chile vitimando centenas de pessoas


O terremoto do Chile de 2010 aconteceu em 27 de fevereiro de 2010 às 3h34min14s do horário local ou 6h34m14s UTC, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto, de magnitude 8,8 na escala de Richter, atingiu a região central do país, perto de Concepción, ao sul da capital de Santiago.

O sismo foi sentido em Santiago, além das cidades argentinas, incluindo Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e La Rioja. Tremores também foram sentidos ao norte, entre elas a cidade de Ica no sul do Peru. Os tremores foram também sentidos no Brasil nos estados do Paraná e São Paulo.

A costa do Chile é um local onde a atividade sísmica é intensa porque a zona está no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região susceptível a fortes terremotos porque é cortada pela divisão de duas placas tectônicas; a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.

O epicentro do abalo foi localizado no mar, a cerca de 8 km a oeste de Curanipe e 115 km a norte-nordeste da segunda maior cidade do Chile, Concepción.

Tags: Terremoto, sismo, tsunami, Concepción






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.08

  • Dia da Adesão: Em 1823 o Estado do Pará faz sua adesão à independência do Brasil.
  • Dia da Informática
  • Dia de Assunção de Nossa Senhora
  • Dia de São Tarcísio
  • Dia do Anjo Sitael
  • Dia dos Solteiros