Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de novembro de 1956.

Estreia nos cinemas norte-americanos, Os Sete Samurais de Akira Kurosawa

Os Sete Samurais de Akira Kurosawa

Os Sete Samurais (Japonês:七人の侍, Shichinin no Samurai) é um filme japonês de 1954 realizado por Akira Kurosawa.

Neste filme, Akira Kurosawa mostra o Japão do século XVI, durante a era Sengoku. Nessa época os habitantes de uma aldeia de lavradores sofriam freqüentes ataques de bandidos, que os matavam, levavam suas mulheres e saqueavam sua produção de alimentos. Em função destes ataques, os produtores rurais de uma determinada aldeia vivem em grande miséria. O filme conta como esses lavradores decidem resistir aos ataques dos bandidos. Reconhecendo seu desconhecimento de como se defender, eles procuram pessoas que conheçam a arte da guerra, os samurais, guerreiros profissionais no Japão de então.

Pelo filme, Akira Kurosawa recebeu o Leão de Prata do Festival de Veneza de 1954.

O filme teve sua estreia no Japão em 26 de abril de 1954. Nos Estados Unidos teve uma pré-estreia em Los Angeles, Califórnia, em julho de 1956 entrando em circuito em 19 de novembro de 1956.


Os Sete Samurais (七人の侍, Shichinin no Samurai)

Os personagens e atores de Os Sete Samurais

Kambei Shimada (島田勘兵衛, Shimada Kanbei), vivido por Takashi Kimura, é o sábio e experiente samurai que constrói e lidera o grupo de guerreiros no reconhecimento da justiça da defender os produtores rurais da aldeia das montanhas.

Katsushiro Okamoto (岡本勝四郎, Okamoto Katsushiro), interpretado por Isao Kimura, é o samurai jovem que, proveniente de uma família aristocrática, nunca lutou e que busca se tornar discípulo de Kambei.

Gorobei Katayama (片山五郎兵衛, Katayama Gorobei) (Yoshio Inaba) — Recrutado por Kambei, é o samurai habilidoso em arquearia que age como o imediato no comando na criação do plano mestre de defesa da aldeia.

Shichiroji (七郎次), vivido por Daisuke Kato, é o samurai que, já tendo lutado outras guerras com Kambei, encontra-se com ele por acaso na cidade e que, convidado por ele, aceita imediatamente assumir este papel.

Heihachi Hayashida (林田平八, Hayashida Heihachi), vivido por Minoru Chaki, é o samurai recrutado por Gorobei Kaatyama, que embora não tendo tanto treino como guerreiro, tem o charme e vontade necessárias para manter seus camaradas afáveis diante da adversidade.

Kyūzō (久蔵), vivido por Seiji Miyaguchi, é o samurai sério, frio e altamente habilidoso como espadachim e treinado nas artes de guerra que, após ter inicialmente declinado de oferta de trabalho de Kambei, muda de ideia e pede para se juntar ao grupo.

Kikuchiyo (菊千代), vivido por Toshiro Mifune é o último guerreiro a adentrar o grupo. Pretende ser um samurai e para isso até apresenta uma falsa certidão de nascimento. Na verdade é um filho de produtor rural que luta até provar seu valor. Mercurial, cômico e temperamental, identifica-se com os produtores e sua luta.

Referências

Os Sete Samurais é um excelente filme, um clássico a ser lembrado por gerações. O filme contém bastante ação e um inesquecível elenco, incluindo o grande Toshirô Mifune que, além de ser o ator preferido de Kurosawa, apresenta a melhor atuação de sua vida.

Akira Kurosawa faz um trabalho excepcional na direção. O filme apresenta, ainda, uma magnífica fotografia e uma trilha sonora extremamente envolvente.

Este filme de Kurosawa foi literalmente copiado em uma versão norte-americana que levou o título de “The Magnificent Seven” (Sete Homens e um Destino), que foi dirigido por John Sturges, teve roteiro de William Roberts e trilha sonora de Elmer Berstein.

A versão americana conta a história de um grupo de mexicanos, residentes em um pequeno vilarejo, e que vivem aterrorizados pelo bandido “Calvera” e sua gangue, que invade o vilarejo com frequência para roubar mantimentos.

Os mexicanos não têm armas, dinheiro e nem tampouco temperamento violento. Visando obter ajuda, três deles deslocam-se até a fronteira onde encontram Chris e Vin, dois pistoleiros norte-americanos desempregados e que arregimentam mais cinco companheiros, para juntos defender o vilarejo.

Yul Brinner, Steve McQueen, James Coburn, Robert Vaughn, Charles Bronson, Brad Dexter, Horst Bucholz e Eli Walach, no desempenho magistral do bandido Calvera.

“Os Sete Samurais” teve sua história inúmeras vezes copiada ou homenageada, sendo uma delas a comédia “Three Amigos!”, com Steve Martin, e a outra, a versão do filme em animação, Vida de inseto (A Bugs Life).

Fonte: Wikipédia


Tags: Cinema, filme, Akira Kurosawa, Os Sete Samurais, samurai, The Magnificent Seven, Sete Homens e um Destino, Yul Brinner, Steve McQueen, James Coburn, Robert Vaughn, Charles Bronson






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador