Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de Março de 1669.

O vulcão Etna, que ainda hoje está ativo na Itália, causou a morte de mais de vinte mil pessoas. A erupção destruiu a cidade de Catânia


O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3340 metros de altura, variando devido às frequentes erupções.

Além de ser o vulcão mais alto da Europa, o Etna é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna o maior vulcão da Itália e da Europa, superando em quase três vezes o tamanho do Vesúvio.

É um dos mais ativos vulcões da Terra e está praticamente em constante erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas, normalmente, as erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas.

A mais violenta erupção do Etna ocorreu em 8 de março de 1669, durante o qual os fluxos de lava destruíram vilarejos ao redor de sua base e aa cidade de Catânia vitimando cerca de vinte mil pessoas.

Tags: Erupção, terremoto, sismo, Etna, Vesúvio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.02

  • Dia da Sedução
  • Dia de São Policarpo
  • Dia do Boticário
  • Dia do Rotariano (Rotary Club)
  • Dia do Surdo-mudo