Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de março de 2010.

Sebastián Piñera toma posse como no presidente do Chile, sucedendo a primeira mulher a ocupar o cargo Michelle Bachelet


Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique (Santiago do Chile, 1º de dezembro de 1949) é um economista, empresário e político chileno, membro do partido de centro-direita Renovación Nacional. Assumiu o cargo de presidente chileno em 11 de março de 2010, sucedendo Michelle Bachelet.

Pelo mesmo partido, foi senador entre 1990 e 1998, e candidato à Presidência da República nas eleições de 2005, quando foi derrotado no segundo turno (segunda volta em português europeu) pela socialista Bachelet.

Em 2010 venceu as eleições presidenciais chilenas, derrotando o ex-presidente Eduardo Frei no segundo turno, em 17 de janeiro de 2010, quando obteve 51,8% dos votos contra 48,1% obtidos por Frei.

Piñera graduou-se em economia em 1971, pela Universidade Católica do Chile. Seguiu carreira como professor de economia política até 1988. Em 1989, chefiou a campanha presidencial de Hernán Büchi, ex-ministro das finanças de Pinochet. Em 1990, Sebastián Piñera foi eleito senador, atuando na área de finanças do Senado até 1998.

É dono do Chilevisión, canal de televisão transmitido nacionalmente, e possui 26% do Grupo Lan Airlines, que, dentre outras participações, é um grande acionista da ABSA, empresa de logística aérea brasileira, sediada em Campinas, estado de São Paulo. Além disso, Piñera detém 13,77% da sociedade Blanco Y Negro, que é a controladora do Colo-Colo, um dos principais times de futebol chileno.

Tags: Chile, posse, presidência, presidente, Michelle Bachelet






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.06

  • Dia de São Bessário
  • Dia do Anjo Lauviah
  • Dia do Funcionário Público Aposentado
  • Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (ONU)