Últimas notícias

Hoje na história

RSS
07 de março de 2010.

Morre Jader Moreci Teixeira, o cantor nativista Leonardo


Jader Moreci Teixeira, mais conhecido como Leonardo (Bagé, 1939 – Viamão, 7 de março de 2010) foi um músico, cantor e compositor brasileiro de música regional gaúcha. “Leonardo” tinha 71 anos, sendo 40 de carreira artística, que inclui cerca de 800 músicas gravadas e 41 discos.

Antes da carreira musical, Leonardo trabalhou como palhaço de circo, com o nome de Zé Sabugo. Adotou o nome artístico quando compôs dupla com Leonir Marques (que até então, apresentava-se com seu nome verdadeiro, Deroí Marques).

Na década de 1960, foi um dos integrantes do grupo “Os Três Xirus”, com o qual gravou 12 discos e participou das primeiras edições da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana.

Em 1974, Leonardo deixou o grupo para trabalhar como produtor de discos, lançando artistas como Gaúcho da Fronteira.

Autor de sucessos como Viva a Bombacha, Batismo de Sal e Tertúlia, que ganhou o troféu Calhandra de Ouro da 12ª Califórnia da Canção de Uruguaiana, em 1982, teve Céu, Sol, Sul, Terra e Cor eleita por voto popular como a música símbolo do Rio Grande do Sul.

Foi vencedor de vários festivais, dentre eles a 3ª Ciranda Musical Teuto-Riograndense de Taquara; a 1ª Guarita da Canção de Torres; e em São Francisco de Paula, o 1º Ronco do Bugio e o Ronco dos Roncos, competição que reuniu todos os ganhadores em dez anos de evento.

Cidadão emérito de Viamão, Bom Jesus, Torres, Taquara, Tramandaí e Porto Alegre, foi agraciado inúmeras vezes, com a medalha Personalidade da Sociedade Porto Alegrense, Prêmio Lupicínio Rodrigues e Comenda Laurindo Fernandes do Amaral, de São Leopoldo.

Desde abril de 2003, Leonardo apresentava aos domingos um programa de música nativista na Rádio Guaíba AM, chamado Província de São Pedro.

Faleceu em 7 de março de 2010, em Viamão, após internação com complicações renais.

Tags: Guaíba, nativismo, gaúcho, tradicionalismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 26.06

  • Dia de São João e São Paulo
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas