Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de março de 1027.

O Papa João XIX coroa Konrad II como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico

Conrado II do Sacro Império Romano-Germânico

Konrad II (Speyer, 990 – Utrecht, 4 de junho de 1039), também conhecido como Konrad ou Conrado, o Velho ou Conrado, o Sálico, foi o Imperador Romano-Germânico de 1027 até sua morte, além de Rei da Borgonha, Rei da Itália e Rei da Germânia. Era filho de Henrique, Conde de Speyer, e sua esposa Adelaide da Alsácia.

Seu pai era um nobre germânico mediano, com Conrado tendo herdado os títulos de Conde de Speyer e Worms ainda criança depois da morte de Henrique. Ele conseguiu estender seu poder para além de suas terras, recebendo o favor de príncipes do Reino da Germânia. A saxônica dinastia otoniana terminou quando o imperador Henrique II do Sacro Império Romano-Germânico morreu sem deixar filhos, com Conrado sendo eleito para sucedê-lo em 1024. Ele acabou fundando sua própria dinastia, conhecida como Saliana, que reinou o Sacro Império Romano-Germânico por mais de um século.

Conrado continuou as políticas e realizações de Henrique II em relação à Igreja Católica e os assuntos italianos. Ele continuou a colocar a igreja como um centro do poder imperial, preferindo nomear bispos sobre senhores seculares em cargos importantes pelo império. Como seu predecessor, Conrado continuou a política de negligenciamento benigno sobre o Reino Itálico, especialmente para a cidade de Roma. Seu reinado marcou um ponto alto do domínio imperial medieval e um período de relativa paz. Após a morte do rei Rodolfo III da Borgonha em 1032, Conrado reivindicou domínio sobre o Reino de Arles e o incorporou ao império.

Foi coroado Imperador Romano-Germânico em 26 de março de 1027 pelo Papa João XIX.

Fonte: Wikipédia


Tags: Konrad II, Conrado II, Sacro Império Romano-Germânico, Papa João XIX






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo