Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 28 de Agosto de 1993.

A Sonda Galileu sobrevoou o asteroide “243 Ida” a uma distância de 2400 km


“Galileu” é uma nave espacial norte-americana não tripulada, lançada pela NASA e gerenciada pelo Jet Propulsion Laboratory – JPL, com a finalidade de estudar o planeta Júpiter e as suas luas.

Foi lançada em 18 de Outubro de 1989 pelo ônibus espacial Atlantis, na missão STS-34. A sonda chegou a Júpiter no dia 7 de Dezembro de 1995 após uma viagem de seis anos pelo espaço, sendo que a sonda passou por Vênus para pegar aceleração com sua gravidade.

O nome da missão em inglês é Galileo e foi dado em homenagem ao renomado astrônomo da antiguidade Galileu Galilei.

A missão Galileu consistia em duas naves espaciais. O orbitador e uma sonda. O orbitador tornou-se o primeiro satélite artificial de Júpiter e lançou a primeira sonda na atmosfera deste planeta Sobrevoou pela primeira vez um asteróide e descobriu o primeiro satélite de um asteroide.

Em 21 de Setembro de 2003, depois de 14 anos no espaço e 8 anos orbitando ao redor de Júpiter, a missão Galileu se encerrou quando o orbitador foi enviado contra a densa atmosfera de Júpiter a 50 quilômetros por segundo, para garantir que nenhuma lua local pudesse ser contaminada com alguns microrganismos da Terra.

Em 28 de agosto de 1993, a sonda sobrevoou o asteroide “243 Ida”, a uma distância de 2400 km.

Este sobrevoo descobre “Dactyl”, um pequeno satélite natural que orbita o asteroide “243 Ida”. Mas somente foi descoberto em 17 de fevereiro de 1994 quando Ann Harch, membro da missão Galileu, o notou ao examinar as imagens. Provisoriamente identificado como S/1993 (243) 1, foi o primeiro satélite natural descoberto ao redor de um asteroide. Seu nome refere-se a seres mitológicos chamados dáctilos (que quer dizer dedos) que viviam no Monte Ida, segundo a mitologia grega.

Considerado também um asteroide, Dactyl possui um diâmetro de 1,4 km, e sua órbita por Ida dura 1,54 dias terrestres, em uma distância média estimada em 108 km, com inclinação de 9° em relação ao equador de Ida.

Tags: Galileu, sonda, NASA, espaço, asteróide Ida, Dactyl






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.01

  • Dia de Santo Antão
  • Dia dos Tribunais de Contas do Brasil