Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de março de 1936.

Na Alemanha, o ditador Adolf Hitler recebe 99% dos votos favoráveis em um referendo para ratificar a reocupação da Renânia


Em 7 de Março de 1936, um sábado, as tropas alemãs penetraram na Renânia e procederam à sua ocupação militar. A Alemanha violava os Tratados de Versalhes (Artigos 42, 43 e 44) e de Locarno que interditavam a militarização da Renânia pela Alemanha (a margem esquerda do Reno e uma faixa de 50 km na margem direita).

Foi considerada a primeira “agressão” de Hitler e o primeiro passo para a guerra de 1939-45. Enquanto Hitler anunciava no Reichstag, ao meio dia, a sua intenção da reocupação militar da Renânia, as colunas militares alemãs atravessavam a linha divisória e ocupavam as principais cidades alemãs.

As potências ocidentais não reagiram. A França estava em plena campanha eleitoral e o governo inglês era de opinião que não havia nada a fazer contra a decisão alemã e exprimiu essa posição ao governo francês durante os contatos telefônicos no domingo, exortando-o a contemporizar. O governo francês, depois de umas declarações contundentes do Presidente do Conselho, acabou por adotar um protesto diplomático.

Na Alemanha, em 29 de março de 1936, o ditador Hitler recebe 99% dos votos favoráveis em um referendo para ratificar a reocupação da Renânia pela Alemanha, recebendo 44,5 milhões de votos dos 45,5 milhões de votos registrados.

Tags: Segunda Guerra Mundial, Hitler, anexação






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom