Últimas notícias

Hoje na história

RSS
30 de março de 2006.

Morre Ana Montenegro, jornalista e poetisa brasileira


Ana Montenegro, (Quixeramobim, 1915 - 30 de março de 2006) foi uma jornalista, poeta brasileira, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro em 1945. Foi cofundadora do periódico “Movimento Feminino”, editado durante dez anos, que servia de instrumento de divulgação das lutas e conquistas das mulheres brasileiras.

Ana Montenegro, formada em Direito e Letras, residia em Salvador, é reconhecida por sua luta em defesa de sua gente e de sua terra. Com a ascensão do regime militar e da ditadura, foi a primeira mulher a ser exilada, tendo ficado fora do país por mais de quinze anos, afastada de seu lar e de sua família.

Trabalhou, durante o exílio, em organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO, tendo participado de congressos, conferências, e seminários pelo mundo. Foi redatora da Revista “Mulheres do Mundo Inteiro”, órgão da FDIM – Federação Democrática Internacional de Mulheres. Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) por mais de 50 anos, Ana lutou bravamente pelo restabelecimento da democracia no Brasil e, em conseqüência disso, teve a sua vida conturbada por perseguições políticas.

Aos 90 anos de idade, Ana Montenegro ainda afirmava em alto e bom som “que a sua luta continua, por pão, terra e trabalho, sendo que um país que tem isso tem liberdade.” Sempre afirmava que, “respeitar o povo é respeitar suas necessidades”. Além do ativismo em defesa da mulher, lutou também durante muitos anos contra o racismo, com um grande trabalho junto à população negra. Escreveu, além dos inúmeros artigos e ensaios, diversas obras, dentre as quais, cuidando da questão da mulher, “Ser ou não ser feminista” e “Mulheres – Participação nas lutas populares”.

Tags: Jornalista, poetisa, comunismo, PCB






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 12.11

  • Dia de São Cristiano
  • Dia do Anjo Leuviah
  • Dia Internacional da Qualidade (segunda quinta-feira do mês)
  • Dia Nacional do Diretor de Escola
  • Dia Nacional do Supermercado