Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sexta-Feira, 30 de Março de 2006.

A bordo da Soyuz TMA-8, em uma missão para a Estação Espacial Internacional, Marcos Pontes torna-se o primeiro brasileiro a ir para o espaço

Marcos Pontes

Soyuz TMA-8 foi a vigésima-nona missão tripulada à Estação Espacial Internacional. Foi lançada do Cosmódromo de Baikonur em 30 de março de 2006, levando a bordo o cosmonauta russo Pavel Vinogradov, o astronauta norte-americano Jeffrey Williams, integrantes da Expedição 13 na estação orbital, e Marcos Pontes, o primeiro astronauta/cosmonauta brasileiro, o primeiro lusófono e o primeiro da América do Sul a ir ao espaço.

A Missão Centenário, como foi designado o lançamento, permanência no espaço e retorno do cosmonauta brasileiro à ISS, recebeu este nome em homenagem ao centenário do voo de Santos Dumont no “14 Bis”, ocorrido no dia 23 de outubro de 1906.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) assinaram um acordo para realizar a missão, que custou ao governo brasileiro vinte milhões de dólares.

Os membros da Expedição 13 substituíram o grupo da Expedição 12, formado por William McArthur e Valery Tokarev, que retornaram à Terra, junto com Marcos César Pontes a bordo da nave Soyuz TMA-7, missão anterior que havia levado a tripulação da Expedição 12 e, desde então, estava acoplada à ISS.

A aterrissagem da Soyuz TMA-7 aconteceu em 8 de abril de 2006.

O coronel da Aeronáutica Marcos Cesar Pontes realizou 155 órbitas e a duração total de sua missão foi de 9 dias, 21 horas e 17 minutos, durante os quais empreendeu diversos experimentos científicos, inclusive a observação de crescimento de feijão em microgravidade, encomendada por estudantes secundários de escolas públicas brasileiras.

No seu retorno à Terra em setembro de 2006, a tripulação da TMA-8 trouxe com ela a turista espacial Anousheh Ansari, que havia passado sete dias na estação, após subir com a tripulação da Soyuz TMA-9, que substituiu Vinogradov e Williams.


Tags: Marcos Pontes, espaço, Soyuz






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes