Últimas notícias

Hoje na história

RSS
31 de março de 1970.

O primeiro satélite artificial lançado ao espaço pelos Estados Unidos da América, o “Explorer I”, reingressa na atmosfera da Terra depois de 12 anos em órbita

Explorer I
O “Explorer I”, oficialmente denominado “Satellite 1958 Alpha” (também referenciado como Explorer 1), foi o primeiro satélite artificial terrestre lançado ao espaço pelos Estados Unidos da América.

Seu lançamento ocorreu no dia 31 de janeiro de 1958 (GMT-03:48, 1º de fevereiro de 1958) como parte do programa norte-americano para o Ano Geofísico Internacional e foi uma resposta ao lançamento pela URSS do Sputnik, quatro meses antes.

Como consequência do lançamento do satélite da União Soviética “Sputnik I” em 4 de outubro de 1957 houve um frenético esforço dos Estados Unidos para lançar um satélite próprio, iniciando assim a corrida espacial. O satélite “Explorer I” foi desenhado e construído pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) e o foguete “Júpiter-C” foi modificado pela Army Ballistic Missile Agency (ABMA) para acomodar o satélite. O resultado do projeto foi a criação do foguete conhecido como “Juno I”. Trabalhando juntas, ABMA e JPL completaram o trabalho de modificação do foguete “Júpiter-C” e a construção do satélite “Explorer I” em 84 dias. Antes do término desse trabalho, entretanto, a União Soviética já havia lançado um segundo satélite, o “Sputnik II”, em 3 de novembro de 1957.

O “Explorer I” parou de transmitir dados em 23 de maio de 1958 quando suas baterias se esgotaram. O Explorer I permaneceu em órbita por mais 12 anos. Esse satélite reentrou na atmosfera sobre o oceano Pacífico em 31 de março de 1970. O “Explorer I” foi o primeiro do longo programa de satélites Explorer.

Uma cópia idêntica do “Explorer I” está atualmente em exposição na galeria Milestones of Flight do Instituto Smithsonian National Air and Space Museum.

Tags: Satélite, NASA, espaço, Sputnik






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.06

  • Dia de São João e São Paulo
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas