RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Início dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de Abril de 1963.

Início dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo


Os Jogos Pan-americanos são um evento multiesportivo, que tem como base os Jogos Olímpicos e são organizados pela ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana). Funcionam como uma versão das Olimpíadas modernas, nos quais participam os países do continente americano.

Nos Jogos, são disputados esportes incluídos no Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. Acontecem a cada quatro anos e, tradicionalmente, seguem um rodízio entre as três regiões do continente: América do Sul, Central e do Norte. A primeira edição foi realizada em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1951.

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a ODEPA foi oficialmente fundada em 8 de agosto de 1948. Seu precursor foi o Congresso Desportivo Pan-Americano (Buenos Aires, 28-31 de agosto de 1940), que se constituiu para organizar e administrar os Jogos Pan-americanos, que foram originalmente programados para 1942, mas somente realizados em 1951 na Argentina.

Os Jogos Pan-americanos de 1963 foram a quarta edição do evento multiesportivo, realizado na cidade de São Paulo, no Brasil, entre os dias 20 de abril e 5 de maio.

A primeira edição brasileira dos Jogos foram dominadas pelos Estados Unidos, que conquistaram 201 medalhas, quase quatro vezes mais do que o Brasil, segundo colocado. A competição foi menor do que quatro anos antes, em Chicago. Apenas 1.665 atletas, representando 22 países, participaram dos Jogos na capital paulista. Foi a edição com menor número de competidores da história. Com a competição esvaziada, até mesmo países com pouca tradição na competição, como o Uruguai, conseguiram destaque.

Tags: Jogos, atletismo, olimpíadas, pan-americano






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.08

  • Dia da Adesão: Em 1823 o Estado do Pará faz sua adesão à independência do Brasil.
  • Dia da Informática
  • Dia de Assunção de Nossa Senhora
  • Dia de São Tarcísio
  • Dia do Anjo Sitael
  • Dia dos Solteiros