Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de abril de 1993.

Morre Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, o “Cantinflas”, premiado ator e humorista mexicano


Cantinflas, nome artístico de Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, (Cidade do México, 12 de agosto de 1911 — Cidade do México, 20 de abril de 1993) foi um premiado ator e humorista mexicano.

Nasceu em uma família muito humilde e tinha 12 irmãos. Teve uma adolescência marcada pela pobreza o que o levou a começar a trabalhar muito cedo, primeiro como engraxate e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista.

A sua vida mudou quando aos vinte anos, trabalhando como empregado em um teatro popular teve a oportunidade de substituir o apresentador do espetáculo que adoeceu. Ao inverter frases, trocar palavras e abusar do improviso, Cantinflas conquistou o público hispânico, pois frequentemente retratava camponeses pobres, personagem que passou a ser associado com a identidade nacional do México.

As suas origens inspiraram várias personagens, entre eles o famoso El Peladito. A sua maneira de falar acabou por prejudicar a sua carreira internacional. Dos mais de 40 filmes que fez, a maior parte foi produzida pela sua própria companhia.

Em Hollywood ele teve apenas dois filmes: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, um sucesso de bilheteria e vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1956 e “Pepe”, um fracasso de público e crítica. A sua carreira durou até a década de 80. A crítica, porém, destaca que os melhores filmes do comediante foram feitos nos anos 40 e na década de 50.

Entre os seus trabalhos mais elogiados deste período estão “Os Três Mosqueteiros”, de 1942; “O Circo”, de 1943; “El Supersabio”, de 1948, “O Mágico” (El Mago), de 1949; “O Bombeiro Atômico”, de 1950 e “Se Eu Fosse Deputado” de 1951, todos escritos para ele pelo seu amigo Jaime Salvador.

Recebeu o “Golden Globe Award” para Melhor Ator (comédia ou musical) em cinema por “A Volta ao Mundo em 80 Dias” em 1957.

Charlie Chaplin uma vez declarou que Cantinflas era o maior comediante do mundo.

Tags: Cinema, filme, comédia, Chaves, ator, México, televisão, humor






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.10

  • Dia da Iluminação
  • Dia de Santo Hilarião
  • Dia do Anjo Yabamiah
  • Dia do Contato
  • Dia do Contato Publicitário
  • Dia do Ecumenismo
  • Dia do Lixeiro
  • Dia do Securitário