Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 21 de Abril de 1975.

O Presidente do Vietnã do Sul, Nguyen Van Thieu, renuncia

Nguyen Van Thieu
Nguyen Van Thieu (Ninh Thuận, 5 de abril de 1923 – Newton, 29 de setembro de 2001) foi um político e militar sul-vietnamita, presidente do Vietnã do Sul entre 14 de junho de 1965 e 21 de abril de 1975, durante a Guerra do Vietnã e último presidente do país antes da unificação entre o Norte e o Sul.

Filho de um pequeno proprietário rural, como todo adolescente patriota dos anos 50 na Indochina, ele juntou-se ao Viet Minh liderado por Ho Chi Minh para lutar pela libertação do Vietnã da dominação colonialista francesa, abandonando entretanto o movimento alguns anos depois, quando a frente de libertação de Ho se voltou para a esfera de influência soviética e abraçou o comunismo.

Em 1949, aos 26 anos, completou o curso da escola militar em Hué, a capital imperial do país, e se graduou como segundo-tenente no primeiro curso de oficiais do recém-criado Exército Nacional do Vietnã. Seis anos depois, em 1955, quando a República do Vietnã foi fundada e recuperou sua soberania completa após a saída dos franceses do país, ele já era tenente-coronel do exército.

Thieu renunciou ao cargo de presidente em um discurso televisionado em 21 de abril de 1975. Chorando, ele denunciou os Estados Unidos por não vir ao auxílio do Vietnã do Sul, como prometido pelo presidente Richard Nixon.

Ele declarou: Os Estados Unidos não mantiveram sua palavra ... e, Os Estados Unidos não mantiveram sua promessa de nos ajudar a lutar pela liberdade na mesma luta que os Estados Unidos perderam 50.000 dos seus jovens.”

Tags: Guerra, Vietnã, Nixon






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.08

  • Dia de Santa Rosa de Lima
  • Dia do Anjo Laoviah
  • Dia do Combate à Injustiça