Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 21 de Abril de 1994.

Morre Walter Pinto, produtor e diretor de teatro de revista brasileiro


Walter Pinto (Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 1913 — 21 de abril de 1994) foi um produtor e autor de teatro brasileiro, responsável direto pela renovação no país do teatro de revista.

Walter formou-se em Contabilidade e Ciências Econômicas, mas acabou dedicando-se à Companhia de Teatro Pinto, fundada por seu pai, dirigindo-a depois da morte de seu irmão Álvaro, ainda na década de 40.

Dá início à Companhia Walter Pinto, que veio a se tornar a maior delas no teatro musicado, encenando Revistas e revelando uma geração de atores, músicos e compositores, dentre os quais se podem listar: Dercy Gonçalves, Carmem Miranda, Assis Valente, etc.

Ele foi um dos maridos da vedete Íris Bruzzi.

Atuou como ator em dois filmes:
Samba da Vida (1937) e Mulher de Fogo (1959).

Walter Pinto consagrou-se neste gênero, que renovou e proporcionou seu auge, com espetáculo em que a cenografia e grandes efeitos eram o principal atrativo, e não propriamente um enredo ou a presença de determinada estrela em cena.

Venceu, pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais (ABCT) os prêmios de melhor produtor de teatro musicado do ano em 1949, 50, 51 e 1953, com a medalha de ouro.

Tags: Teatro, espetáculo, revista, autor






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação