Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 22 de Abril de 1769.

Madame du Barry torna-se a concubina oficial de Luís XV

Madame du Barry
Jeanne Bécu, a futura Madame du Barry, (19 de Agosto de 1743 – 8 de Dezembro de 1793), de origem humilde, tornou-se amante de Luís XV. Morreu na guilhotina durante o período do Terror da Revolução Francesa.

Jeanne Bécu nasceu em Vaucouleurs, na Lorena, filha ilegítima de Anne Bécu – cozinheira ou costureira, de pai desconhecido, provavelmente um frade do convento de Picpus, em Paris, de nome Jean-Baptiste Gormand de Vaubernier.

Graças a um amante de sua mãe, Nicolas Rançon, a pequena Jeanne pôde ser educada num convento, onde recebeu uma educação muito superior à que poderia esperar, em função de sua condição social humilde.

Aos 15 anos de idade abandona o convento, e usando o nome de Jeanne Rançon, ganha a vida em diversas atividades, desde aprendiz de cabeleireira a camareira de uma família de posses, passando por empregada de balcão de uma conhecida e elegante loja, La Toilette. Pôde assim observar – e absorver – o mundo das mais altas esferas da sociedade parisiense.

Em 1763, a sua notória beleza chama a atenção de Jean, Conde du Barry, proxeneta e libertino confesso. Torna-se sua amante e, simultaneamente, prostituta de luxo.

Mas Jean du Barry alimenta outros projetos para a jovem: instado pelo cardeal Richelieu, pretende levar Luís XV a demitir o Duque de Choiseul, ministro dos Negócios Estrangeiros. É assim que, aos 19 anos, Jeanne Bécu é apresentada ao rei, então com 58 anos, que de imediato se apaixona. Porém, para fazer dela sua amante oficial, é indispensável conceder-lhe um título nobiliárquico. O casamento de conveniência com o irmão de Jean du Barry, o conde Guillaume du Barry, permite-lhe usar com toda a licitude o título de Madame du Barry, o qual já antes ilegalmente usava. Assim, em 22 de abril de 1769, a Condessa du Barry, amante oficial do rei, é apresentada à corte com a devida pompa e o incontestável escândalo.

Tags: Concubina, amante, Luis XV






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador