Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de Abril de 2007.

Realizam-se Eleições presidenciais na França

Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal
As eleições presidenciais francesas de 2007 realizaram-se em 22 de Abril e 6 de Maio de 2007, com o propósito de eleger o presidente da República Francesa que sucedesse a Jacques Chirac.

Esta foi a nona eleição presidencial da Quinta República Francesa. O vencedor foi Nicolas Sarkozy, que venceu o segundo turno com 53,06% dos votos.

Concorreram a estas eleições 12 candidatos, a saber:

1. O conservador Nicolas Sarkozy
2. A socialista Ségolène Royal
3. O centrista François Bayrou
4. O ultranacionalista Jean-Marie Le Pen
5. Olivier Besancenot da Liga Revolucionária Comunista
6. José Bové da plataforma de esquerda anti-globalização
7. Marie-George Buffet do Partido Comunista Francês (PCF)
8. Arlette Laguiller da Lutte Ouvrière (Comunista Trotskyista)
9. Frédéric Nihous do Partido Caça, Pesca, Natureza, Tradição
10. Gérard Schivardi apoiado pelo Partido dos Trabalhadores
11. Philippe de Villiers do Movimento pela França, tradicionalista católico e eurocéptico.
12. Dominique Voynet do Partido Os Verdes


A recandidatura de Jacques Chirac, que durante algum tempo pareceu provável, perdeu possibilidades devido em parte à recusa popular da Constituição Europeia, que Chirac havia apoiado abertamente, assim como o seu delfim, Dominique de Villepin (primeiro-ministro).

Principais candidatos:

A União por um Movimento Popular (partido de Nicolas Sarkozy), teve como principais pré-candidatos o primeiro-ministro Dominique de Villepin, considerado o preferido do presidente Chirac, e o Ministro da Administração Interna, Nicolas Sarkozy.

A Lei de Contrato do Primeiro Emprego impulsionada por de Villepin, foi motivo de grandes manifestações e caos social em França, e fez com que a sua popularidade baixasse drasticamente, a ponto de ter perdido parte do apoio que lhe dava o seu próprio partido. Isto favoreceu Sarkozy.

Em 14 de Janeiro de 2007, a UMP fez eleições primárias para designar um candidato, eleições essas em que Sarkozy foi único candidato, já que Michèlle Aliot-Marie, ministra da Defesa e possível candidata pró-Chirac, anunciou dois dias antes destas eleições (12 de Janeiro de 2007), após reunião com Sarkozy, que não se apresentaria e que apoiaria Sarkozy, que obteve 98,1% dos votos.

Em 16 de Novembro de 2006, o Partido Socialista Francês fez votações para a escolha de candidato à presidência da República. A estas eleições apresentaram-se Ségolène Royal (senadora e companheira do Primeiro Secretário do Partido Socialista desde 1997, François Hollande), Dominique Strauss-Kahn (DSK, ex-ministro da Economia de Mitterrand e de Jospin) e Laurent Fabius, (ex-Primeiro-ministro de Mitterrand). Os resultados deram a maioria absoluta a Ségolène Royal que obteve 60,62% dos votos, portanto foi designada candidata automaticamente, sem necessidade de segundo turno. Dominique Strauss-Kahn fez 20,83% dos votos e Laurent Fabius obteve 18,54% dos votos.

Tags: Eleições, França, presidenciais






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo