Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de abril de 1994.

Morre Richard Nixon, 37° presidente dos EUA

Richard Nixon
Richard Milhous Nixon (Yorba Linda, 9 de janeiro de 1913 — Nova Iorque, 22 de abril de 1994) foi o 37° presidente dos Estados Unidos de 20 de janeiro de 1969 até 9 de agosto de 1974.

Em 1953, foi eleito vice-presidente enquanto Dwight Eisenhower se elegia presidente dos Estados Unidos.

Em 1960 foi derrotado pelo democrata John Kennedy na eleição presidencial, por menos de 80 mil votos de diferença e por pequena margem no Colégio Eleitoral.

Persistente, voltou a candidatar-se pelo Partido Republicano em 1968, vencendo a eleição contra o democrata Hubert Humphrey. Em 1972, foi reeleito com esmagadora maioria no Colégio Eleitoral (520 votos a 17) sobre o oponente George McGovern.

Nixon negociou a retirada das forças dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã, aproximou os Estados Unidos da República Popular da China e viajou a Moscou, onde deu impulso às negociações com a União Soviética sobre a redução de armamento. Nixon sempre se posicionou de forma contrária à difusão do comunismo, chamando essa ideologia de ameaça.

Na política interna, Nixon travou dura luta contra a inflação, mediante o controle de preços e salários e a redução dos gastos públicos.

Renunciou em 9 de agosto de 1974, em virtude do escândalo Watergate, pouco antes da votação pelo Congresso da cassação de seu mandato - o impeachment.

O trauma político causado pelo episódio foi grande, tanto que os norte-americanos acabariam por escolher na eleição seguinte Jimmy Carter, um candidato religioso e apegado a valores morais. Nixon só retornaria à vida pública americana 20 anos depois do fiasco de Watergate, ao qual está permanentemente ligada a sua declaração: Im not a crook (Eu não sou um criminoso).

Morreu no dia 22 de abril de 1994, aos 81 anos.

Tags: Watergate, Vietnã, impeachment, renúncia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.10

  • Dia de Santa Iria
  • Dia do Anjo Rochel
  • Dia do Arquivista
  • Dia do Poeta
  • Dia Internacional do Chef de Cozinha
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia Mundial e Nacional da Osteoporose