Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de maio de 1908.

É inaugurado o atual Teatro Colón, em Buenos Aires, Argentina


O Teatro Colón (em português Teatro Colombo) é a mais importante sala de espetáculos de Buenos Aires, Argentina. Inaugurado em 25 de maio de 1908, é um dos teatros de ópera mais famosos do mundo, desenhado por Francesco Tamburini e Víctor Meano.

Com capacidade para 3000 pessoas e em um entorno de estilo eclético, mescla do neo-renascentismo italiano e do barroco francês, o desenho do teatro apresenta uma rica decoração em dourado e escarlate. A cúpula mostra figuras pintadas pelo reconhecido artista contemporâneo Raúl Soldi.

Ao longo de sua história o Teatro Colón tem abrigado grandes personagens como Arturo Toscanini, Jane Bathori, Enrico Caruso, Maria Callas, Plácido Domingo, Luciano Pavarotti e Astor Piazzolla.

Também é um habitual cenário de espetáculos de balé e, ocasionalmente, de atos oficiais e privados e de música popular. Seu status artístico está arraigado de tal forma no imaginário coletivo argentino que se saúda ao grito de ¡Al Colón! aos triunfadores das mais diversas expressões culturais.

Desde novembro de 1989 o teatro é um dos monumentos históricos nacionais.

Tags: Teatro, Colón Argentina






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 28.05

  • Dia da Saúde
  • Dia de São Germano de Paris
  • Dia do Ceramista
  • Dia do Desafio
  • Dia do Gráfico
  • Dia Internacional de Luta Contra a Mortalidade Materna