Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 25 de Abril de 1945.

Primeira conferência preparatória para a fundação da ONU em San Francisco, com a representação de 50 nações

Organização das Nações Unidas
A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial.

A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objetivo de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões.

A ideia das Nações Unidas foi formalmente elaborada na declaração, firmada durante a Segunda Guerra Mundial, na conferência de Aliados celebrada em Moscou em 1943. O então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt, sugeriu o nome de Nações Unidas a partir de conversas preliminares que tivera com outros líderes, como Churchill, já a partir do natal de 1941.

Em 25 de Abril de 1945 celebrou-se a primeira conferência em São Francisco. À parte dos governos, foram convidadas organizações não governamentais. As 50 nações representadas na conferência assinaram a Carta das Nações Unidas a 26 de Junho, e a Polônia, que não esteve representada na conferência, acrescentou seu nome mais tarde, indo para um total de 51 os Estados integrantes da organização.

A ONU começa a sua existência a 24 de Outubro de 1945, depois da Carta ter sido ratificada pelos então cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (República Popular da China, França, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Reino Unido e Estados Unidos da América) e pela grande maioria dos outros 46 membros.

Em 10 de dezembro de 1948, a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual, em seu artigo 1º, diz que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e, por isso, ficou conhecida como o marco no combate a todas as formas de preconceitos existentes entre os seres humanos.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

  • Por favor, digite as 2 palavras do quadro
    ao lado para validarmos sua mensagem.

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.11

  • Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência contra a Mulher
  • Dia do Doador de Sangue
  • Dia Municipal da Doação de Sangue
  • Dia de Santo Erasmo
  • Dia do Anjo Vasahiah

Agenda do dia - 25.11

  • 18:00 às 24:00 Sanduíche Aberto no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121
  • 19:00 às 22:00 Prêmio Press 2014 - Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa do RGS