Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 14 de Setembro de 1532.

Morre Frei Henrique de Coimbra, frade e bispo português, mais conhecido por ter celebrado a primeira missa no Brasil em dia 26 de Abril de 1500

Frei Henrique de Coimbra na Primeira Missa no Brasil
Frei Henrique de Coimbra (Coimbra 1465 — Olivença, 14 de setembro de 1532) foi um frade e bispo português, célebre missionário na Índia e na África, tendo viajado na frota de Pedro Álvares Cabral em 1500. No Brasil é conhecido por ter celebrado a primeira missa no país, no dia 26 de Abril de 1500, que em foi retratada no famoso quadro de 1861 pintado por Victor Meirelles “A Primeira Missa no Brasil”.

Henrique de Coimbra foi confessor de D. João II e do Convento de Jesus de Setúbal. Foi observador em Alenquer, no primeiro Convento Franciscano de Portugal.

Na expedição de Pedro Álvares Cabral, Henrique de Coimbra dirigia um grupo de religiosos destinados às missões do Oriente. Já em Calecute, após o descobrimento do Brasil e a viagem até à Índia, cinco dos oito religiosos foram mortos no encontro com muçulmanos, na sequência da traição do Samorim. Face ao fracasso da missão, Henrique de Coimbra regressou a Portugal.

D. Manuel I escolheu-o então para bispo de Ceuta, cuja confirmação foi dada pelo papa Júlio II em 30 de Janeiro de 1505.

Em 1512 celebrou um acordo com o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, que levou à inclusão de Olivença no território do bispado de Ceuta. E foi em Olivença que estabeleceu a sede do seu bispado. Nesta localidade, Henrique de Coimbra construiu os paços episcopais, o tribunal e o cárcere, para além da igreja de Santa Maria Madalena, que serviu como sé catedral.

Seria neste templo que os restos mortais de Henrique de Coimbra seriam conservados.

Tags: Missa, descobrimento, Cabral, igreja






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.12

  • Dia de Santa Adelaide
  • Dia de São José Moscati
  • Dia do Butantã
  • Dia do Reservista
  • Dia do Síndico - Porto Alegre
  • Dia do Teatro Amador