Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de abril de 1941.

Segunda Guerra Mundial: As tropas alemãs entram em Atenas

As tropas alemãs entram em Atenas
O dia 27 de Abril de 1941 marcou a entrada das forças nazistas na cidade de Atenas, e a efetiva queda da Grécia perante as forças do Terceiro Reich.

A invasão da Grécia começou de fato ainda em 1940, quando as tropas italianas invadiram o país a partir do território da Albânia, que tinha sido ocupada pela Itália no inicio de 1939, ainda antes do começo da Segunda Guerra Mundial.

A Itália invadiu a Grécia em 28 de Outubro de 1940, depois de uma tentativa de ganhar espaço para a Itália, numa Europa cada vez mais dominada pela Alemanha.

Apesar da Grécia possuir um governo que era relativamente pró alemão, o rei da Grécia era pró aliado, e acabou por influenciar um alinhamento dos gregos com os britânicos, que defrontavam os italianos no norte de África.

No entanto a ocupação pelas tropas italianas não ocorreu de forma pacífica. O governo grego fez um apelo ao patriotismo dos gregos, que levou a uma mobilização geral da população contra os italianos.

A 14 de Novembro, duas semanas depois da Grécia ter sido invadida, um contra-ataque grego contra as forças italianas forçou os italianos a recuar para posições anteriores de suas linhas iniciais na Albânia.

Os italianos voltaram a atacar em Março de 1941, mas o ataque italiano contra linhas gregas fortemente defendidas voltou a fracassar.

A grande maioria das forças gregas estava estacionada na zona fronteiriça com a Albânia, e por isso estava desguarnecida a fronteira com a Bulgária.

Com a preparação iminente da invasão da União Soviética, os alemães não podiam permitir um ponto no continente onde pudesse existir presença aliada e no final de Março de 1941, enviam tropas alemãs para a Bulgária, preparando uma invasão. Os gregos solicitam formalmente o apoio britânico.

A invasão alemã da Grécia ocorre a 6 de Abril a partir da Iugoslávia, que também tinha sido invadida pelos alemães.

O ataque alemão ocorre num setor central da Grécia, mas não teve sucesso imediato pois enfrentou forte resistência das tropa gregas, mas o avanço alemão na Iugoslávia, permitiu abrir mais frentes por onde as forças blindadas alemãs puderam avançar, utilizando as suas táticas da guerra relâmpago, a Blitzkrieg.

A 9 de Abril a segunda cidade grega, Salônica cai perante as forças da IIª Divisão Panzer. Os britânicos que tinham vindo em ajuda aos gregos, nem sequer tinham ainda tomado posições, e foram logo forçados a recuar.

Ainda foi montada uma defesa no desfiladeiro de Termópilas, e os alemães foram retidos até 23 de Abril, dia em que finalmente as forças alemãs ultrapassaram esse ponto.

Nesse mesmo dia, o rei da Grécia abandona a cidade.

Atenas sofre vários bombardeios por parte dos aviões Stuka da Luftwaffe, que tentavam evitar a saída de tropas e equipamentos militares a partir do porto de Pireu.
As tropas alemãs entram na cidade quatro dias depois, da passagem por Termópilas, a 27 de Abril, data em que a bandeira do IIIº Reich é hasteada sobre a Acrópole.

As forças britânicas e gregas retiraram-se para a ilha de Creta, que acabaria por cair no final de Maio, depois de um ataque de forças paraquedistas alemãs.

A maior parte da Grécia ficou ocupada por tropas italianas. O nordeste foi ocupado pelos búlgaros e a cidade de Atenas ficou sob controle dos alemães.

Tags: Segunda Guerra Mundial, Grécia, nazismo, Atenas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo