Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de abril de 1967.

Muhammad Ali, o campeão mundial de boxe, se recusa a servir ao exército norte-americano, alegando motivos religiosos

Muhammad Ali-Haj
Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville, 17 de janeiro de 1942) é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos. É mundialmente conhecido não somente pela sua maneira de boxear, mas também pelas suas posições políticas. Ali foi eleito O Esportista do Século pela revista americana Sports Illustrated em 1999.

Nascido no estado do Kentucky tornou-se o melhor lutador de boxe do seu tempo e começou vencendo os Jogos Olímpicos de 1960. Conquistou o título de campeão dos pesos pesados ao derrotar Sonny Liston em 1964.

Perdeu o título em 28 de abril de 1967 e foi proibido de atuar por três anos e meio por ter se recusado a lutar na Guerra do Vietnã. Recuperou o posto ao ser reabilitado, mas logo perdeu para Joe Frazier. Ganhou de novo o título em 1974 ao vencer George Foreman em luta realizada no Zaire (retratada no documentário Quando éramos Reis), perdeu-o em 1978 para Leon Spinks e em seguida retomou-o de Spinks. Retirou-se do boxe quando ainda era campeão.

Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). Converteu-se ao Islamismo (mudando de nome para Muhammad Ali-Haj) e lutou contra o racismo.

Tags: Vietnã, guerra, Box, boxeador






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 05.12

  • Dia da Cruz Vermelha Brasileira
  • Dia de São Anastácio
  • Dia de São Sabas
  • Dia Internacional do Voluntário