Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de abril de 1949.

Entrega da Taça Olímpica ao Fluminense Football Club do Brasil


A Taça Olímpica (em francês: Coupe Olympique) é mais alta honraria do desporto mundial, sendo considerada o Prêmio Nobel do esporte. Foi instituída pelo barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna, e é atualmente concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

Também chamada de Taça de Honra, ela é considerada o mais alto e cobiçado troféu honorífico do desporto mundial. Para recebê-la, procede-se uma longa análise pelo órgão olímpico internacional, em que são observados diversos requisitos, como estar ligado às práticas desportivas, à prestação de serviços sociais e à pátria, bem como ter contribuído para o desenvolvimento do olimpismo.

A partir da década de 1950, o Comitê Olímpico Internacional decidiu não mais conferir a Taça Olímpica a clubes e personalidades, vindo a fazê-lo tão somente a entidades nacionais, e não mais anualmente, indicando eventos especiais nas quais entendesse haver méritos para tal. A Taça Olímpica encontra-se no Museu Olímpico, sediado na cidade suíça de Lausanne.

O Fluminense Football Club é o único clube latino-americano a ter seu nome inscrito na Taça Olímpica. Conquistada pelo Tricolor das Laranjeiras em 1949, o Fluminense é também a única instituição de futebol do mundo a detê-la. Ele foi o último clube a recebê-la.

Tags: Futebol, esporte, taça, olimpíada






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.07

  • Dia de Nossa Senhora do Carmo
  • Dia do Anjo Ariel
  • Dia do Comerciante