Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de maio de 1383.

Casamento da princesa Beatriz de Portugal com o rei João I de Castela

Beatriz de Portugal, Rainha consorte de Castela

Dona Beatriz de Portugal (ou D. Brites de Portugal, Coimbra, Fevereiro de 1373 - Toro, após junho de 1412), que veio a ser rainha consorte de Castela, foi filha do Rei D. Fernando I de Portugal e de sua mulher, a rainha D. Leonor Teles.

A herdeira do trono que não foi Rainha de Portugal

No início de 1383 a infanta D. Beatriz era a única descendente do rei D. Fernando, já então muito doente, após a morte prematura dos seus irmãos mais novos D. Pedro em 1380 e D. Afonso em 1382. Como herdeira do trono, o seu casamento aparentemente iria decidir quem havia de ser o sucessor de D. Fernando.

D. Fernando arranjou e cancelou o casamento de Beatriz por diversas vezes, até que finalmente, tentando evitar que um príncipe castelhano, D. Fernando, filho segundo do rei de Castela, lhe sucedesse no trono por força do tratado de Elvas, pensou encontrar a solução, por mais estranho que nos pareça, no casamento da sua única filha e herdeira com o próprio rei João I de Castela. Viúvo desde o ano anterior de uma princesa aragonesa, João de Castela aceitou, crendo que lhe estava aberta a via para anexar o reino de Portugal ao de Castela e Leão. O respectivo tratado de matrimonio e sucessão no trono de Portugal foi negociado em março de 1383 em Salvaterra de Magos, e a cerimônia final do casamento teve lugar a 17 de maio de 1383 na cidade fronteiriça de Badajoz. D. Beatriz tinha então apenas 10 anos e cerca de 3 meses de idade.

Fonte: Wikipédia


Tags: Beatriz de Portugal, Castela, Portugal, João I de Castela, tratado de Elvas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.12

  • Dia de Santa Olímpia
  • Dia do Presbiteriano
  • Dia São Lázaro / Xapanã