Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de maio de 1902.

Inaugaração do Stadium Palestra Itália, da Sociedade Esportiva Palmeiras


O Palestra Itália, também conhecido popularmente como Parque Antártica, é um estádio de futebol, localizado entre os distritos da Barra Funda e Perdizes, na zona oeste da cidade de São Paulo, que pertence ao Palmeiras e possui atualmente capacidade para 27.650 pessoas.

No final do século XIX a Companhia Antarctica Paulista criou o Parque da Antarctica, um espaço de lazer de 300 mil metros quadrados para seus funcionários, próximo a fábrica, contendo uma vasta área verde (com um pequeno lago, coreto e bosques), parque infantil, restaurantes, choperia e áreas para a prática esportiva (incluindo pistas de atletismo, quadra de tênis e um dos primeiros campos de futebol da cidade). Com a chegada e expansão do futebol, esse espaço passou a ser cada vez mais requisitado e a empresa aproveitou a oportunidade ao alugar o campo de futebol para pequenos clubes da cidade no início do século XX.

Além de se tornar um dos principais campos para a prática do futebol, o parque era referência para uma série de eventos ao ar livre, como exibições de boxe e até corrida de automóveis. Em julho de 1908 sediou a primeira corrida automobilística disputada na América do Sul, o Circuito de Itapecerica, que terminou com vitória do paulista Sílvio Penteado.

Em 3 de maio de 1902 o campo de futebol do Palestra Itália foi inaugurado com uma partida de futebol onde o Mackenzie College venceu por 2 a 1 o Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros) no Parque da Antarctica, dando início ao primeiro campeonato oficial de futebol do Brasil, o Campeonato Paulista.

Tags: Futebol, estádio, Palmeiras






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação