Últimas notícias

Hoje na história

RSS
04 de maio de 1942.

Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Mar de Coral

O porta-aviões USS Lexington explode no Mar de Coral em 8 de maio de 1942.

A Batalha do Mar de Coral foi uma batalha naval travada no Mar de Coral, ao largo do Arquipélago das Luisíadas, no Oceano Pacífico, entre 4 a 8 de maio de 1942, entre forças norte-americanas e australianas, pelos Aliados, e navios da Marinha Imperial do Japão. Esta foi a primeira batalha da guerra em que aviões embarcados de ambos os lados em combate atacaram os porta-aviões inimigos.

Mar de Coral foi a primeira ocasião, em toda a guerra, na qual uma força naval japonesa se confrontou com uma oposição séria - e muitas fraquezas foram aí reveladas. Os norte-americanos, embora ainda inexperientes em combate aeronaval e mesmo sofrendo a perda do porta-aviões USS Lexington, afundaram o porta-aviões japonês Shoho e danificaram outros dois, o Shokaku e o Zuikaku, obrigando-os a retornar aos estaleiros japoneses para longos reparos, ficando impossibilitados de participar na Batalha de Midway, um mês depois.


Mapa da batalha no Mar de Coral.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, batalha, Batalha do Mar de Coral, USS Yorktown, ilha Tulagi, Ilhas Salomão, Batalha de Midway






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom