Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de maio de 1857.

Acontece a Revolta dos Sipais, na Índia


A Revolta dos Sipais (também Cipais, Sipaios, ou Cipaios) de 1857 foi um período prolongado de levantes armados e rebeliões na Índia setentrional e central contra a ocupação britânica daquela porção do subcontinente.

Pequenos incidentes de descontentamento em janeiro, envolvendo incêndios criminosos em acantonamentos, foram os precursores da rebelião. Posteriormente, uma revolta em grande escala estalou em maio e tornou-se uma guerra aberta nas regiões afetadas. O conflito causou o fim do governo da Companhia Britânica das Índias Orientais e o início da administração direta de grande parte do território indiano pela coroa britânica (Raj britânico) pelos noventa anos seguintes, embora alguns Estados (chamados coletivamente de Estados principescos) mantivessem uma independência nominal e continuassem governados pelos respectivos marajás, rajás, nababos etc.

Alguns dentre os modernos indianos consideram a revolta dos sipais o primeiro movimento de independência de seu país.

Em 10 de maio de 1857, o 11° regimento de cavalaria nativa do exército da Bengala, acantonado em Meerut, se amotinou, exterminando todos os europeus (inclusive mulheres e crianças) e os cristãos indianos, marchando em seguida para Délhi.

Nesta cidade, no dia seguinte, outros indianos juntam-se à rebelião, atacam o Forte Vermelho e exigem que Bahadur Shah recupere o trono; este se deixa envolver e torna-se o chefe declarado do levante. Os sipais massacram todos os europeus e cristãos em Délhi.

Tags: Revolta, Índia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia de São Januário
  • Dia do Anjo Haamiah
  • Dia do Ortopedista
  • Dia do Teatro