Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de maio de 0535.

É eleito o Papa Agapito I

Agapito I, 57º Papa da Igreja Católica

Papa São Agapito I (Roma, ca. 490 – Constantinopla, 22 de abril de 536), foi o 57º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana que o venera como santo. Eleito em 13 de maio de 535 como sucessor do Papa João II. Morreu a 22 de abril de 536.

Agapito era filho de Gordianus, um padre romano assassinado nos tumultos no tempo do Papa Símaco (498-514). O seu primeiro ato oficial foi queimar, na presença de uma assembleia de clérigos, o anátema que o Papa Bonifácio II tinha pronunciado contra o seu rival, o Antipapa Dióscoro e ordenou que fosse preservado nos arquivos romanos.

Combateu a doutrina monofisita e fundou em Roma, com Cassiodoro, uma biblioteca de autores eclesiásticos.

Por esta altura Belisário, após ter conquistado a Sicília, preparava-se para invadir a Itália. O rei ostrogodo Teodato, como último recurso, pediu ao pontífice que viajasse a Constantinopla e fizesse valer a sua influência junto do imperador Justiniano I. Para custear as despesas da viagem, que incluía uma imponente comitiva e cinco bispos, Agapito viu-se obrigado a empenhar vários objetos sagrados da Igreja de Roma. Partiu no meio do inverno e chegou a Constantinopla em fevereiro de 536, sendo recebido com todas as honras condizentes com o seu cargo de chefe da Igreja Católica. O objetivo da sua visita estava condenado ao fracasso, pois não podia contrariar a vontade do imperador de restabelecer os seus direitos na Itália. Mas do ponto de vista eclesiástico, a visita do papa não foi em vão, principalmente no seu combate à doutrina monofisista.

Teria morrido envenenado por tramas obscuras da esposa do Imperador, Teodora em 22 de abril de 536.

Celebrado pela Igreja Ortodoxa a 22 de abril (data da sua morte) e pelos católicos a 20 de setembro. Seu corpo foi levado de volta a Roma, onde foi sepultado na Basílica de São Pedro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.09

  • Data da Juventude do Brasil
  • Dia da Banana
  • Dia da Defesa da Fauna
  • Dia de São Maurício
  • Dia do Anjo Hahahel
  • Dia do Ciclista
  • Dia do Contador
  • Dia Mundial Cidade sem meu Carro