Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de maio de 1796.

Início da circulação do periódico 'Idade d''Ouro do Brazil', primeira gazeta da Bahia, segunda do Brasil

Primeira edição da Gazeta Idade D'Ouro do Brazil - Foto: Arquivo Público da Bahia

O Idade d'Ouro do Brazil foi um periódico publicado em Salvador, na Bahia, no início do século XIX.

Foi o primeiro jornal a ser impresso na então Província da Bahia, na tipografia fundada e dirigida por Manuel Antônio da Silva Serva. Com quatro páginas, circulou às terças e sextas-feiras, no período de 14 de maio de 1811 a 24 de junho de 1823.

Publicado sob a proteção do conde dos Arcos, tinha como redatores Diogo Soares da Silva de Bivar e o padre Ignacio José de Macedo. A sua linha editorial defendia a manutenção do Brasil como Reino Unido a Portugal e Algarves (1815-22) sendo contrário à independência e aos ideais republicanos. Para uma síntese biográfica do Padre Ignacio José de Macedo, existe ao artigo do professor Pablo Antonio Iglesias Magalhães, publicado na Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Com a derrota e expulsão das forças portuguesas sob o comando do brigadeiro Inácio Luís Madeira de Melo em 2 de julho de 1823, o jornal deixou de circular. A indignação dos patriotas brasileiros contra o periódico era de tal monta que o livreiro Paul Martin, seu agente no Rio de Janeiro, desistiu de vendê-lo, restituindo aos clientes o valor das assinaturas recebidas.

Fonte: Wikipédia


Tags: Jornal, periódico, gazeta, Idade d''Ouro do Brazil






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.10

  • Dia de São Paulo da Cruz
  • Dia do Anjo Habuhiah
  • Dia do Guarda Noturno
  • Dia do Profissional de Informática