Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de maio de 1940.

Segunda Guerra Mundial: Bombardeio de Roterdã por 57 bombardeiros Heinkel 111, da Luftwaffe, causando mais 900 civis mortos e 85 mil desabrigados

O centro de Roterdã em ruínas após o bombardeio alemão.

O Bombardeio de Roterdã foi o bombardeio aéreo de Roterdã Roterdã pela Luftwaffe (Força Aérea Alemã) em 14 de maio de 1940, durante a invasão alemã dos Países Baixos na Segunda Guerra Mundial.

O objetivo era apoiar as tropas alemãs lutando na cidade, quebrar a resistência holandesa e forçar os holandeses a render-se. Embora as negociações anteriores tenham resultado em um cessar-fogo, o bombardeio ocorreu em condições que continuam controversas e destruiu quase todo o centro histórico da cidade, matando quase 900 pessoas e desalojando 85 mil pessoas.

O sucesso psicológico e físico do ataque, do ponto de vista alemão, levou o Oberkommando der Luftwaffe (OKL) a ameaçar destruir a cidade de Utrecht se o governo holandês não se rendesse.

Os holandeses capitularam na manhã seguinte a 15 de maio de 1940.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Plano Amarelo, Fall Gelb , Invasão da Bélgica, invasão, Alemanha Nazista, nazismo, Luxemburgo, Holanda, Países Baixos, Bélgica, Blitzkrieg, Dunquerque, bombardeio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.06

  • Dia de São João e São Paulo
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas