Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de maio de 1963.

Vai ao ar na rede de televisão norte-americana ABC o último episódio do seriado 'The Untouchables' (Os Intocáveis)

The Untouchables (série)

The Untouchables (br.: Os Intocáveis) é uma série de televisão estadunidense, exibida de 1959 a 1963 pelo canal ABC. Com histórias baseadas no livro de memórias de título homônimo de 1947, escrito por Eliot Ness e Oscar Fraley. A série foi a primeira produção dramática da Desilu Productions, estúdio de Desi Arnaz e Lucille Ball, famosos comediantes da televisão americana.

O programa "ficcionalizou" as experiências do agente do Tesouro Americano da vida real Eliot Ness durante o período da Lei Seca, em luta contra o crime organizado de Chicago nos anos de 1930. Ele contava com a ajuda de uma equipe formada por agentes policiais corajosos e incorruptíveis apelidada de "Os Intocáveis". A série foi adaptada para um filme longa-metragem de 1987, dirigido por Brian De Palma e roteiro de David Mamet.


O agente do Tesouro Americano e escritor Eliot Ness.

A série durou quatro temporadas e totalizou 118 episódios de 50 minutos cada, além de um piloto em duas partes. Estreou em 15 de outubro de 1959 e encerrou em 21 de maio de 1963. A música-tema foi composta por Nelson Riddle.


O ator Robert Stack interpreta o agente Eliot Ness na série.

Um ponto marcante neste seriado era a boa narração histórica no início de casa episódio e que voltava ao final, relatando o fim que levou cada personagem que foi preso.


O elenco da série (da esq.): Abel Fernandez, Nicholas Georgiade, Paul Picerni, Robert Stack (sentado), não aparece Steve London

Tramas

Historicamente situado nos anos de 1929 e 1935, os episódios mostravam a luta de Ness e equipe contra o "império do crime" de Chicago montado pelo gângster Al Capone, além de vários casos de crimes e criminosos da época da Lei Seca.

O primeiro episódio foi apresentado em duas partes dentro da programação "Desilu Playhouse" da CBS, em 1959. Eliot Ness enfrentava Al Capone em Chicago. Neville Brand fez o papel do chefão do crime e Barbara Nichols, sua parceira no crime. O filme, bem violento, fez sucesso e depois seria lançado nos cinemas.


O ator Neville Brand como Al Capone.

Curiosidades

  • O programa exibia de forma pouco simpática os ítalo-americanos e foi criticado por pessoas conhecidas, inclusive Frank Sinatra, de promover o estereótipo de mafiosos e criminosos para esses descendentes. A família Capone processou o programa.
  • A NBC tinha lançado uma série similar denominada The Lawless Years com James Gregory como o protagonista, em episódios de meia-hora que tratavam sobre crimes nos anos de 1920. A série foi ao ar de 1959 a 1961. Apesar de anteceder The Untouchables, The Lawless Years não obteve a mesma popularidade.
  • Van Johnson, astro da MGM, estava escalado para interpretar Eliot Ness. Mas desistiu por não concordar com o cachê.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cinema, filme, Os Intocáveis, Untouchables, Eliot Ness, Al Capone, Lei Seca






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.11

  • Dia da Tradição Oral
  • Dia de Santa Gertrudes
  • Dia de Santa Margarida
  • Dia de São Giuseppe Moscati
  • Dia do Anjo Melahel
  • Dia Internacional da Tolerância
  • Dia Nacional de Atenção à Dislexia
  • Dia Nacional dos Ostomizados
  • Semana da Música