Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de maio de 1941.

Segunda Guerra Mundial: na Batalha do Estreito da Dinamarca, o couraçado alemão Bismarck afunda o orgulho Marinha Real Britânica, o HMS Hood. De seus 1400 tripulantes apenas três sobrevivem

Ilustração da explosão e naufrágio do HMS Hood

A Batalha do Estreito da Dinamarca foi um confronto naval da Segunda Guerra Mundial entre navios da Marinha Real Britânica e a Kriegsmarine, que ocorreu no dia 24 de maio de 1941. As embarcações britânicas HMS Hood e HMS Prince of Wales lutaram contra os alemães Bismarck e Prinz Eugen, que estavam tentando entrar no Atlântico Norte, com o objetivo de destruir comboios mercantes aliados.

Menos de dez minutos após os britânicos terem começado a disparar, um projétil do Bismarck atingiu o Hood no paiol de munições. Logo em seguida, o navio explodiu e afundou-se em três minutos. O Prince of Wales continuou no combate, porém passou por problemas com a sua bateria principal, que ainda não havia sido totalmente testada e arrumada. A batalha foi uma vitória tática dos alemães; entretanto, o Bismarck foi forçado a abortar sua missão por causa de danos nos tanques de combustível dianteiros e, eventualmente, foi afundado três dias depois.

A destruição do Hood

O vice-almirante Lancelot Holland, comandante do HMS Hood, sabia que a blindagem da coberta de seu navio era muito fraca para a batalha que era iminente e pensava que a melhor maneira de enfrentar o Bismarck seria fazê-lo de proa.

Às 5h53 de 24 de maio iniciou-se o combate. O Suffolk e o Norfolk mantinham-se afastados porque estavam conscientes do menor poder de fogo das suas baterias em relação às do navio adversário. O contato foi muito breve: o Hood e o HMS Prince of Wales foram os primeiros a disparar, mas a resposta do alemão foi mortal. Na quinta salva de canhão, o Bismarck acertou o paiol de munições do Hood, provocando uma grande explosão. O navio partiu-se ao meio antes de afundar com os 1.415 homens, que constituíam a tripulação; apenas três sobreviveram.

O Bismarck e o Prinz Eugen manobraram para atacar o Prince of Wales, mas o comandante do navio britânico preferiu fugir, dadas as condições desfavoráveis do Prince of Wales em relação aos seus adversários.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, batalha, HMS Hood, Batalha do Atlântico, Batalha do Estreito da Dinamarca, HMS Prince of Wales






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.10

  • Dia de Santa Iria
  • Dia do Anjo Rochel
  • Dia do Arquivista
  • Dia do Poeta
  • Dia Internacional do Chef de Cozinha
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia Mundial e Nacional da Osteoporose