Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de maio de 0928.

É eleito o Papa Leão VI

Leão VI, 123º Papa da Igreja Católica

Papa Leão VI (Roma 880? — dezembro de 928 ou janeiro de 929), foi o 123º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 23 de maio de 928 como sucessor do Papa João X, teria sido assassinado em dezembro de 928 ou janeiro de 929.

Foi eleito por vontade dos Teofilactos para substituir João X; quinto papa do período conhecido como "pornocracia", com o apoio e a influência de Teodora, a Maior; seu pontificado esteve dominado pela poderosa Marózia, filha de Teofilato I.

Nada se sabe da primeira fase de sua vida, exceto que seu pai se chamava Cristóvão e era um dignitário da corte papal. Antes de ser eleito papa era um cardeal presbítero da igreja de Santa Susana

Eleito papa quando seu predecessor o Papa João X ainda estava vivo, mas na prisão, durante seu breve pontificado não constam fatos relevantes, exceto a sua própria morte, visto que teve morte violenta em dezembro de 928 ou janeiro de 929, assassinado por ordem de Marózia.

De sua obra permanece apenas uma carta aos bispos da Dalmácia, onde exorta a obedecer o Arcebispo de Split. Fez todo o possível para pacificar Roma e lutou contra os sarracenos e contra os húngaros.

Seu pontificado durou por pouco mais de sete meses, as datas exatas não são conhecidas. Ele foi sucedido pelo Papa Estêvão VII.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.12

  • Dia da Bíblia Evangélica
  • Dia de São João da Cruz
  • Dia do Engenheiro de Pesca
  • Dia Nacional da Ópera
  • Dia Nacional do Ministério Público Federal